Reflexão sobre o papel do desporto escolar na escola pública, fundamentada na atividade profissional desenvolvida

Data
2016
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Resumo
O presente relatório, enquadrado no âmbito da recomendação CRUP, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Não se limita ao mero relato dos factos, das vivências, das experiências e dos sentimentos passados, mas, pretende ir mais longe, promovendo a reflexão sobre o papel do Desporto Escolar na escola pública de hoje. A sua concretização percorre a atividade profissional mais relevante, desenvolvida no período de tempo decorrido entre os anos de 1995 a 2016, destacando o desempenho no Desporto Escolar, e, ainda, três domínios diferentes, embora complementares, a saber: a docência no ensino público, o trabalho concretizado na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, em regime de destacamento e, a acumulação de funções no ensino superior. Com base no manual de suporte à redação do relatório sobre a atividade profissional, adotado pela Universidade de Trás os Monte e Alto Douro, o corpo de texto divide-se em capítulos, compreendidos em três momentos. O primeiro momento dá resposta ao Desporto Escolar, no que diz respeito à sua história, identidade, estrutura orgânica, objetivos, e, tece no seguimento, considerações sobre a dialética entre o Desporto Escolar e o Desporto Federado. O segundo momento corresponde à discrição da atividade profissional desenvolvida. O terceiro momento consubstancia uma reflexão crítica, sobre a justificação do Desporto Escolar na escola pública, a análise DAFO do atual modelo de Desporto Escolar, as estratégias para o sucesso e ainda, o Futuro do Desporto Escolar na escola pública. Neste último momento, estão implícitas conclusões e estratégias para o futuro.
This report was written within the scope of the CRUP recommendation to obtain a Masters Degree in Physical Education Teaching in the Primary and Secondary school levels. It is not merely an account of past facts, experiences and feelings but aims to go further by encouraging a reflection on the role of the After-School Sports Program in today’s public school. It covers the most relevant professional activity developed between the years of 1995 and 2016. It highlights work in the After-School Sports Program as well as the following three different domains: teaching in the public school system, work done on secondment at the Portuguese Association of Parents and Friends of the Mentally Disabled Citizen and the accumulation of functions in higher education. Based on the guidelines in the support handbook for writing a professional activity report adopted by the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, the text is divided in chapters included in three moments. The first moment is about the After-School Sports Program with regards to its history, identity, organizational structure, aims and it comments on the dialectic between the After-School Sport Program and the Federated Sport. The second moment pertains to a description of the professional activity developed. The third moment constitutes a critical reflection about the need for the After-School Sports Program within the public school, the SWOT analysis of the present model of the After-School Sports Program, the strategies for success and still the Future of the After-School Sports Program in the public school. In this last moment, there are implicit conclusions and strategies for the future.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Desporto escolar , Desporto federado , Escola pública , Análise DAFO
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