Efeitos de um programa de esportes coletivos na aptidão física de adolescentes do ensino técnico

Data
2017-02-06
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Resumo
O presente estudo teve como objetivo geral analisar os efeitos de um programa de esportes coletivos orientado extraclasse no aprimoramento de alguns componentes da aptidão física de adolescentes do ensino técnico. Participaram do estudo 60 adolescentes, distribuídos em dois grupos: controle e intervenção. O programa teve duração de 12 semanas, com duas sessões semanais de 40 minutos cada. Em cada sessão foram realizadas atividades de alongamento, resistência abdominal, flexibilidade, jogos desportivo-coletivos, corridas e caminhadas, além de atividades de relaxamento. A aptidão física foi avaliada antes e depois da aplicação do programa de intervenção. Utilizou-se como instrumento a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil. No tratamento estatístico foram utilizados os seguintes testes: Shapiro-Wilk, Levene, Teste t pareado, Teste t para amostras independentes, Test t para uma amostra, além do cálculo do tamanho de efeito padronizado de cada grupo e as medidas de efeito e os intervalos de confiança 95% nos grupos intervenção e controle. O processamento e a análise dos dados foram realizados com o auxílio do Predictive Analytics Software (PASW Statistics - ex-SPSS) e do Microsoft Excel 2013. Observou-se que houve diferença estatisticamente significativa em todas as variáveis mensuradas, antes e depois da aplicação do programa de intervenção, em ambos os grupos. Em relação aos parâmetros de saúde, a maioria dos escolares finalizou o programa nas zonas saudáveis de aptidão física. Ao término do programa de intervenção houve uma significativa melhora nos componentes da aptidão física mensurados. Tendo a maioria dos adolescentes do grupo intervenção finalizado o programa nas zonas saudáveis de aptidão física. O que não aconteceu com o grupo controle que, ao final do programa, teve decréscimo nos níveis de aptidão física, levando-nos a concluir que apenas uma aula semanal de Educação Física não consegue nem fazer com que os adolescentes mantenham seus níveis de ApF.
This study aimed to analyze the effects of a program of team sports oriented extracurricular in the improvement of some components of physical fitness of adolescents technical education. The study included 60 adolescents, divided into two groups: control and intervention. The program was 12 weeks, with two weekly sessions of 40 minutes each. In each session were held stretching activities, abdominal strength, flexibility, sports-team games, running and walking, and relaxing activities. Physical fitness was assessed before and after implementation of the intervention program. It was used as a tool to battery design Sport Brazil tests. In the statistical analysis we used the following tests: Shapiro-Wilk, Levene, paired t-test, t test for independent samples, Test t for a sample, and estimation of standardized effect size of each group and the effect of measures and intervals reliable 95% in the intervention and control groups. The processing and data analysis were performed with the help of Predictive Analytics Software (PASW Statistics - former SPSS) and Microsoft Excel 2013. There was a statistically significant difference in all variables measured before and after the application of intervention program in both groups. Regarding health parameters, most of the students finished the program in healthy areas of physical fitness. At the end of the intervention program there was a significant improvement in physical fitness components measured. Since most teens in the intervention group completed the program in healthy areas of physical fitness. That did not happen with the control group at the end of the program had decreased levels of physical fitness, leading us to conclude that only a weekly gym class can not even make teenagers maintain their levels of PF.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Avaliação e Prescrição na Actividade Física
Palavras-chave
Desportos coletivos , Aptidão física , Escola
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