A criatividade passa pela prática do design de comunicação: produção de conteúdos gráficos, integração e elaboração de projetos da Opal

Data
2017-05-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Na atualidade, a comunicação de origem empresarial ou organizacional, direcionada para a sociedade, foi evoluindo e, hoje, é essencial para uma empresa se destacar. Ter uma comunicação assertiva na publicidade proporciona um retorno positivo e um crescimento pessoal e, mais importante, profissional. Saber comunicar atrai público/clientes, desperta interesse em conhecer, pois uma comunicação bem-sucedida promove o crescimento de consumidores, e consequente, a valorização económica. O presente relatório surge no âmbito de um projeto realizado durante o mestrado em Comunicação e Multimédia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido durante o mesmo, nas variadas vertentes. Durante o projeto abordei essencialmente as áreas que estão ligados ao design, sobretudo na vertente da publicidade, comunicação e imagem das empresas. Foi a partir destes temas que surgiram as propostas de projetos a desenvolver na empresa Opal, a entidade acolhedora. A evolução da publicidade na comunicação criou novas oportunidades e mostrou o quão importante é ter, e transmitir uma boa imagem, assim como criar e estabelecer uma boa comunicação com os indivíduos, enquanto consumidores, e com os seus parceiros e fornecedores. Com este relatório, pretendo não só apresentar o que realizei durante o estágio, mas também, e principalmente, demonstrar a importância do design e da comunicação na publicidade.
Nowadays organization or business originated communication, focused in the society, has evolved, and today, it's essential to a company to highlight itself, to stand out from others. Having an assertive advertising communication provides a positive return, a personal growth and, more importantly, a professional one. Knowing to communicate lures the public and the costumers, arouses interest, for a successful communication promotes growth of new costumers and, therefore, an economic valorization. The present report is born as a result of a project put in place during the Masters Degree in Communication and Multimidia in the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), and its goal is to describe the work developed. During the project, essentially, the areas linked to design were covered, mostly the corporate advertising, communication and identity. From those themes, the proposals of projects to develop in the Opal Company have emerged. The evolution of advertising in communication brought up new opportunities and has shown how important it is to have, and to show others a good image, as well as creating and establishing a good communication with the individuals, has consumers, and with their partners and suppliers. With this report, I intend not only to show what was proposed and accomplished by me during the internship, but also and most of all, to show the importance of design and communication in advertising.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Palavras-chave
Design , Design gráfico , Publicidade , Comunicação
Citação