Plataformas interativas de vídeo: uma proposta de implementação

Data
2018-02-09
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Projetos de investigação
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Resumo
A forma como se vê televisão está a mudar. Nos dias de hoje, apenas com uma conexão à Internet é possível aceder a canais televisivos ou eventos, independentemente do dispositivo que se está a utilizar. Contudo, a comunicação não é alterada: é unidirecional, não existe interação/retorno, tornando o utilizador, sobretudo, num mero espetador. Por outro lado, vive-se num mundo onde cada vez mais a interação e a colaboração são palavras-chave na sociedade. Surge, então, a ideia de modificar a disponibilização de conteúdos multimédia pela web tornando-a num meio interativo proporcionando, simultaneamente, uma experiência colaborativa. Nesse sentido, foram utilizadas tecnologias de stream de vídeo em 360º e comunicação em tempo real, pretendendo-se, com isso, evitar que o utilizador seja um mero espetador e passe a ser um elemento ativo e interventivo na emissão, se assim o desejar. Nesta dissertação fez-se um estudo dos requisitos de uma plataforma deste género, foi desenvolvido um protótipo com as características pretendidas e foram realizados dois casos de estudo de forma a perceber o tipo de aplicabilidade que estas tecnologias poderiam ter, assim como a sua aceitação por parte dos utilizadores. A investigação e o protótipo permitiram perceber ser possível interligar e agregar este conjunto de tecnologias numa só plataforma e os casos de uso foram essenciais na determinação das melhores práticas para este tipo de emissão em direto em 360º, assim como para aferir o elevado grau de aceitação por parte dos espectadores que, através desta plataforma, passam a conseguir interagir, em tempo real, com os programas em emissão. Conclui-se, por isto, que esta abordagem pode constituir-se como um caminho seguro a trilhar para o futuro da televisão, enquanto serviço e experiência multimédia.
The way we perceive television is changing. Nowadays, it is possible to access TV channels and events with just an Internet connection, regardless of the device used. However, communication does not change: it is unidirectional, there is no interaction/return. The user is, therefore, a mere spectator. On the other hand, we live in a world where interaction and collaboration are crucial to society. The idea of modifying the availability of multimedia content through the Web becomes relevant, creating an interactive medium while providing a collaborative experience. In this respect, video streaming technologies in 360o and real-time communication were used, in order to prevent the user from being a mere viewer and become an active element in the transmission, if he so wishes. A study of the requirements of such platform was carried out, a prototype of this platform with these characteristics was developed, and two case studies were conducted in order to understand the type of applicability of these technologies, as well as the acceptance by users. The research and the prototype have shown that it is possible to link and merge this set of technologies in a single platform, and the two study cases were essential in determining the best practices for this type of 360o live streaming, as well as to assess the high level of acceptance by viewers, who are able to interact in real time with the broadcast programs through this platform. It is therefore possible to conclude that this approach can be a safe way forward to define the future of television as a service and multimedia experience.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Palavras-chave
Colaboração , WebRTC , Vídeo imersivo , Laravel , Jitsi Meet , Youtube , Facebook
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