Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Data
2018-03-26
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento, intitulado de Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, foi elaborado no âmbito do 2º ano no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este foi um requisito imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. A realização do presente Relatório de Estágio é de extrema importância na medida em que possibilita o relato e a análise reflexiva das experiências e vivências decorridas ao longo do ano letivo de 2016/2017, estas sucedidas na Escola Secundária de Rocha Peixoto (ESRP), concelho da Póvoa de Varzim. O estágio contou sempre com a supervisão do professor Nuno Garrido e professora Ágata Aranha (UTAD) e orientação da professora Sandra Igreja (ESRP). O Estágio Pedagógico assume um papel fundamental na formação inicial de professores, pois é quando ocorre o primeiro contato com a realidade escolar. Este enquadra-se na componente prática do mestrado, tendo como principais objetivos o aperfeiçoamento das competências pedagógicas, assim como o aprofundamento dos conhecimentos e fundamentos da orgânica escolar e, de modo mais específico, da disciplina de Educação Física. Este relatório descreve pormenorizadamente toda a prática realizada pela professora estagiária Tânia Silva na Escola Secundária de Rocha Peixoto. Pretende-se assim com a sua elaboração descrever todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano, através de uma síntese reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, como o conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas, a realidade escolar, as decisões tomadas, as estratégias adotadas e o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Finalizando, o Estágio Pedagógico é uma oportunidade única, promove não só experiência, mas também a oportunidade de adquirir competências profissionais e pessoais específicas de um Professor, as quais não seriam possíveis apenas no contexto universitário.
The present document entitled ‘Supervised Teaching Practice Report’, was made within the 2 nd year of the Master Degree in Physical Education (PE) in the Primary and Secondary School in the Tras-os-Montes e Alto Douro University (UTAD). This was one of the essential requirements to obtain the Master Degree in PE in the Primary and Secondary School. The completion of the present internship report is extremely important in a way that enables the reporting and reflective analysis of the experiences that occurred during the 2016/2017 school year, in the Rocha Peixoto Secondary School (RPSS), Povoa de Varzim. The Internship was supervised by the professor Nuno Garrido and professor Agata Aranha (UTAD) and orientated by the teacher Sandra Igreja (RPSS). The Pedagogic Internship assumes a fundamental role in the initial teacher´s formation, because is when the first contact with the school environment occurs. This integrates the practical component of the Master Degree and has as main objectives: the improvement of pedagogical skills, deepening of the knowledge and fundamentals of the school organization, most significantly the PE class. This report describes in detail all the practice performed by the intern Tânia Silva in the Rocha Peixoto Secondary School. So, its elaboration has as purpose, to describe all the activities developed during the year, through a reflective synthesis of all the work developed, as the knowledge accomplished, the difficulties felt, the school reality, the decisions made, the strategies adopted and the improvement of the teaching-learning process. To finalise, the Pedagogic Internship is a unique opportunity, promotes not only experience, but also the opportunity to acquire professional and personal competences specific to a teacher, which wouldn´t be possible in the university context.
Descrição
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Processo Ensino-Aprendizagem , Análise Reflexiva , Educação Física
Citação