Partilha de conhecimento entre docentes do ensino superior: Uma revisão quantitativa da literatura

Data
2018
Autores
Marques, Carlos Duarte Coelho Peixeira
Leal, Carmem Teresa Pereira
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Universidade do Algarve
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Neste artigo analisa-se estudos empíricos de natureza quantitativa sobre a partilha de conhecimento entre académicos, correspondendo à primeira fase de um trabalho que pretende estudar a partilha de conhecimento nas instituições de ensino superior portuguesas. Procedeu-se a uma análise quantitativa das 96 relações entre variáveis publicadas em 25 artigos selecionados em três bases de dados de referências académicas. De modo geral, verifica-se que uma parte significativa dos estudos se enquadra na teoria do comportamento planeado, mas apenas dois estabelecem uma relação entre intenção e comportamento. A teoria da troca social está presente de forma mais difusa. O antecedente de partilha mais frequentemente estudado é o sistema de recompensas, mas os seus efeitos são modestos. Os resultados servirão para identificar lacunas na literatura, à luz de teorias e modelos que vêm sendo invocados para compreender a partilha de conhecimento noutros contextos organizacionais.
This paper analyses quantitative research papers on knowledge sharing among academics, as a first step to study knowledge sharing in Portuguese higher education institutions. Research found 96 relationships between relevant variables, published in 25 papers selected in three academic reference databases. From the quantitative analysis of the 96 relationships, it was found that a substantial part may be framed by the theory of planned behaviour, although only two papers have established a relationship between intention and behaviour. The social exchange theory loosely frames many other studies. Reward system is the most studied antecedent of sharing, but its effects happen to be very modest. Ultimately, the results will help to indicate literature gaps in the light of theories and models that have contributed to understand knowledge sharing in a number of organizational contexts.
Descrição
Palavras-chave
Partilha de conhecimento , ensino superior , metanálise
Citação