Relatório da prática de ensino supervisionada

Data
2018-02-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para obtenção de grau Mestre e teve como objetivo descrever a experiência vivida enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico decorreu na escola Didáxis Cooperativa de Ensino, CRL, Riba D’ Ave, orientado pelo professor cooperante Jorge Gabriel Silva e supervisionado pela professora doutora Ágata Aranha, da UTAD. O presente relatório está estruturado por diversos capítulos, onde estão presentes pontos a ser abordados durante o estágio, tais como, os enquadramentos tanto o pessoal como o institucional, as tarefas de ensino aprendizagem e as de relação escola-meio. Abordando ainda estratégias utilizadas de maneira a potencializar todo o processo. Terminando ainda com reflexão de critica de estágio.
This document comes in the framework of the Pedagogical Internship, integrated in the second year of the master’s in teaching of physical education in the second stage of basic and secondary education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in Vila Real. This document is presented as requirement to the Master’s degree and aims to describe the experiences as a trainee teacher during the academic year of 2016/2017. The pedagogical internship took place in Didáxis Cooperativa de Ensino, CRL, Riba D’ Ave, oriented by the cooperative professor Jorge Gabriel Silva e supervised by the Doctor Teacher Ágata Aranha, from UTAD. The present report is structured by multiple chapters, where are a few subjects to be addressed during the internship, like, personal and institutional framework, tasks of the teaching – learning process and the tasks of the relationship between school and environment. Addressing yet some strategies used to potentialize all the process. Finishing with a critical reflection of the internship.
Descrição
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Educação Física , Prática de Ensino Supervisionada , Ensino Aprendizagem
Citação