E-Mentoring: a evolução do mentoring com novas tecnologias

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Em reposta ao desafio proposto pelos fundadores da Connective To The World, empresa em que atualmente trabalho, para criação de uma plataforma que permitisse criar um meio de comunicação entre alunos e profissionais da indústria de hotelaria, proporcionou-se a abertura de um estudo focado no desenvolvimento de uma aplicação web que implementasse tal meio de comunicação, adicionalmente foi realizada uma revisão das soluções já existentes e das áreas em que estas se integravam, surgindo o conceito de e-mentoring. Assim, pretendeu-se perceber a utilidade das tecnologias de informação e comunicação nos processos de mentoring (tutoria), entendendo-se o porquê do surgimento desta adaptação e a sua importância na realidade atual. Esta dissertação explora a aplicação de e-mentoring na concretização dos objetivos tanto para os aprendizes, como também para os mentores, demonstrando a capacidade de manter a relação e comunicação entre ambos, para que haja uma partilha de conhecimento ao longo do processo de mentoring, desde o seu princípio até ao seu encerramento. Finalmente, é demonstrado uma realização do conceito de e-mentoring no projeto Connective, aplicação web que está a ser desenvolvida e que segue este conceito, servindo como solução de serviço de mentoring à distância, possibilitando aos aprendizes e mentores manter o seu contacto.
In response to the challenge proposed by the founders of Connective To The World, the company in which I currently work, with the purpose of the creation of a platform that would allow the communication between students and professionals of the hospitality industry, propelled the opening of a dedicated study for the development of a web application that could incorporate such method of communication, additionally was performed a review of existing solutions and the areas where those were integrated, from where comes to light the concept of e-mentoring. The intention of this project is to understand the usefulness of information and communication technologies in the processes of mentoring, understanding the reason for the appearance of this adaptation and its importance in the current reality. This dissertation explores the application of e-mentoring in the achievement of the objectives for both mentees and mentors, demonstrating the ability to maintain the relationship and communication between them, to give them a way to share knowledge throughout the mentoring process, from the start until the end of that process. Finally, is demonstrated a realization of the e-mentoring concept with the Connective project, web application that is being developed and which follows this concept, serves as a distance mentoring service solution that allows both mentees and mentors to maintain their contact, using computer equipment that can runs this application.
Descrição
Palavras-chave
mentoring , e-mentoring , comunicação , tecnologia , conhecimento , aplicação web
Citação