Influência da ginástica rítmica no desenvolvimento motor de escolares: estudo de caso sobre o nível de coordenação motora em escolares praticantes e não praticantes de ginástica rítmica da cidade de Fortaleza

Data
2018-11-06
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Resumo
O presente estudo teve como objetivos avaliar se a Ginástica Rítmica influencia no nível motor de escolares praticantes, com faixa etárias compreendidas entre 07 a 09 anos de idade, assim como constatar as possíveis diferenças existentes entre os dois grupos praticantes e não praticantes de Ginástica Rítmica com relação a coordenação motora e verificar se o grupo de escolares praticantes de Ginástica Rítmica apresentam nível motor significativamente superior ao grupo não praticante. Para isso, foi utilizado um estudo descritivo transversal correlacional, a partir, de levantamento epidemiológico, com dados primários e modelo de análise quantitativo. A população foi constituida de (n=60) escolares da cidade de Fortaleza - Ce / Brasil, do sexo feminino, sendo (n=30) praticantes de Ginástica Rítmica e (n=30) não praticantes. A coleta de dados foi realizada por meio de teste de coordenação motora utilizando a bateria de testes do KTK - Körperkoordinationstest für Kinder. No tratamento estatístico foi utilizado o (SPSS) versão 19.0. Os resultados demonstram diferenças estatisticamente, principalmente nos testes de equilíbrio a retaguarda, de salto monopedal e de salto lateral que integram a bateria, apresentando as crianças praticantes de Ginástica Rítmica, índices de coordenação geral superiores comparativamente com as crianças não praticantes. Apenas, no teste de transposição lateral não foram encontrados diferenças significativas.
The present study had as objectives to evaluate if the Rhythmic Gymnastics influences in the motor level of practicing schoolchildren, with ages ranging from 07 to 09 years of age, as well as to verify the possible differences between the two groups practicing and not practicing Rhythmic Gymnastics with relation to motor coordination and to verify if the group of students practicing Rhythmic Gymnastics present a motor level significantly superior to the non-practicing group. For this, a cross - sectional descriptive study was used, based on an epidemiological survey, with primary data and a quantitative analysis model. The population was composed of (n = 60) schoolchildren from the city of Fortaleza - Ce / Brazil, female (n = 30) and Rhythmic Gymnastics (n = 30). The data collection was performed through a motor coordination test using the KTK - Körperkoordinationstest für Kinder test battery. Statistical analysis was used (SPSS) version 19.0. The results show statistically significant differences, especially in the balance, monopedal and side jump tests that integrate the drums, presenting the children practicing Rhythmic Gymnastics, higher general coordination rates compared to non - practicing children. Only, in the lateral transposition test, no significant differences were found
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto Especialização em Avaliação e Prescrição na Actividade Física
Palavras-chave
Crianças , Ginástica Rítmica , Coordenação Motora
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