Relatório da prática de ensino supervisionado

Data
2019-04-10
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial e é o espaço onde o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade, assume-se como o culminar da formação académica. São vários as aventuras e os riscos que o Estudante Estagiário atravessa durante este trajeto, sendo a reflexão acerca dos mesmos crucial para o seu desenvolvimento profissional. O documento apresentado espelha toda a atividade do docente desenvolvida durante o ano letivo, e ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiencia vivenciada. Este relatório está organizado em sete capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento. O segundo, “Enquadramento Pessoal”, faz uma breve apresentação acerca das minhas vivências desportivas, das minhas escolhas académicas, dos acontecimentos que me fizeram chegar até aqui e apresenta as expectativas que tinha para esta fase importante da minha formação enquanto professor. De seguida, o Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o departamento de educação física, o professor cooperante e a turma atribuída. O quarto capítulo é relativo à “realização da prática profissional” onde está incluído o planeamento anual, unidade didática, planos de aula, prática de ensino supervisionado, estilos de ensino, avaliação e observação. O quinto capítulo é relativo à ação de informação. O sexto capítulo está relacionado com as atividades escolares que tive inserido. Posteriormente, o sétimo capítulo é a reflexão geral de todo o estágio pedagógico. Por fim, ainda incluo as referências bibliográficas e os anexos onde exponho a ficha individual do aluno, planeamento anual, plano de aula e o trabalho elaborado da ação de informação.
The pedagogical internship represents the last stage of the initial training, where the student is, for the first time, put in touch with the reality. Is assumed as the culmination of the academic education. The Student, as an intern, faces a lot of risks and adventures during this path, being the reflection of those crucial for its own professional development. The presented document shows the teacher’s activities developed during the school year and also the critical reflection of the experience. This report is organised in seven chapters: the first, “Introduction”, contextualises the document. The second, “Personal Framework”, gives a brief presentation of my sports experiences, my academic choices, the events that led me to this point and the expectations that I had related to this phase of my training as a teacher. After, “Institutional Framework”, characterizes the context in which the internship is inserted, the physical education department, the cooperative teacher and the assigned classroom. The forth chapter, related to the “Professional Practice”, is where the annual planning, the didactic unite, the lessons plans, the supervised teaching practice, the teaching styles, the evaluation and the observation are included. The fifth chapter is relative to the information action. The sixth chapter is related to school activities where I was inserted. Subsequently, the seventh and last chapter is the overall reflection of the pedagogical internship. To finish, I included the bibliographic references and the attachments, where I show the student’s individual file, the annual planning, the lesson plan and the elaborated work of the information action.
Descrição
2ºciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
estágio pedagógico , educação física , ensino-aprendizagem
Citação