O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)

Data
2019-06-12
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A temática da liderança escolar suscita grandes debates, sendo por vezes difícil encontrar consensos. A presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto da liderança do diretor no dia-a-dia e com os seus pares, o modo pelo qual as características e estratégias utilizadas pelo diretor pedagógico fazem com que exista, ou não, o reconhecimento do sucesso da instituição e a existência de um sentimento de familiaridade, pertença. Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola privada do sul do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, permitiu o uso da entrevista semiestruturada e a aplicação de questionários. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Da investigação realizada foi possível concluir que na instituição de ensino privado estudada o diretor pedagógico tem um impacto real na sua comunidade educativa, é considerado um líder preocupado criando um clima de familiaridade e de pertença, atento às necessidades dos pais/encarregados de educação e da instituição, apesar da modalidade de escolha do diretor utilizada na organização escolar privada seja a nomeação.
The issue of school leadership raises serious debates, and sometimes it is difficult to find consensus. This research aims to know the impact of the school director's leadership on the day-to-day and with his/her peers, how the features and strategies used by the pedagogical director make it possible to recognise the success of the institution and how it allows a feeling of familiarity, belonging. Supported by an option that fell on a private school in the south of the country, this case study, as a methodological strategy, allowed the use of semi-structured interview and questionnaires. The analysis of the results followed the content analysis methodology, because it is the most appropriate, given the qualitative nature of the data obtained. From the research carried out, it was possible to conclude that in the studied private educational institution the pedagogical director has a real impact on his educational community, he is considered a concerned leader creating a climate of familiarity and belonging, attentive to the needs of parents/guardians and institution, although the modality of choice of the director used in the private school organization is the nomination.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação: Área de Especialização em Administração Educacional
Palavras-chave
liderança , escola privada
Citação