Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Data
2019-11-20
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
De regresso à escola, mas com um papel diferente. De aluna a professora vivenciei o primeiro contacto com a realidade profissional. O Estágio Profissional assume-se como o culminar da formação académica, apresentando-se como um período decisivo e de articulação dos saberes. O presente documento refere-se ao estágio que se realizou no ano letivo 2018/2019 no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, e visa apresentar, de forma minuciosa, todo o trabalho que foi desenvolvido enquanto estagiária de educação física e, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica em contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um largo período de experiência e incerteza, onde o estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos e, simultaneamente, valida todas essas competências, obtendo novas aptidões. A orientação, colaboração e presença do professor António Calejo foi essencial para todo este processo de obtenção de novas aptidões e experiências. Desta forma, este relatório está estruturado de forma cronológica e do geral para o particular, por forma a abordar todas as partes do processo ensinoaprendizagem. Numa primeira fase será realizada uma breve apresentação, seguida de uma caracterização das minhas expectativas referentes ao estágio e exposição da minha experiência pessoal. Numa segunda fase serão referidos o contexto e o local de estágio, incluindo a caracterização do Agrupamento em questão, todos os recursos que esta dispõe e o departamento de educação física. Numa terceira fase será abordada a prática profissional, incluindo todo o processo da parte prática. Numa quarta e última fase serão abordadas as atividades que participei e auxiliei ao longo do ano escolar. Por fim será realizada uma reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido e a experiência e aprendizagem que consegui adquirir ao longo de todo o processo.
Back to school but with a different role. From student to teacher, I experienced the first contact with professional reality. The Professional Internship is assumed as the culmination of the academic formation, presenting itself as a decisive period and knowledge articulation. The present document refers to the internship that took place in the 2018/2019 school year at Macedo de Cavaleiros School Group, in order to present all the teaching activity developed as a physical education trainee and, at the same time, a critical reflexion on the pedagogical experience through the school context. The Supervised Teaching Practice reflects a large period of experience and uncertainty, where the trainee teacher puts in practice all the knowledge acquired through the years and, at the same time, validates all these competences, gaining new skills. The guidance, collaboration and presence of the teacher António Calejo was essential for all the process of gaining new abilities and experiences. In this way, the structure of this report is in a chronological way and from the general to the particular, addressing all parts of the teaching-learning process. The first phase is a brief presentation followed by an exposition of my expectations for the internship and personal experience. On the second phase it will be developed the context and place of the internship, which includes a characterization of the school, all the resources and the department of physical education. At the third phase it will be approached the professional practice, including the whole process of the practical part. In a fourth and final phase, it will be approached all the activities that I have participated and assisted through the school year were discussed. Finally, a critical analysis will be carried out on all the work developed and the experience and learning that I acquired through the whole process.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Estágio Profissional , Prática de Ensino Supervisionada
Citação