Branco, Frederico

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Casos de Estudo em Estratégia e Marketing - Promovendo o Debate Empresarial
    2016-12 - Au-Yong Oliveira, Manuel; Gonçalves, Ramiro; Martins, José; Moreira, Fernando; Branco, Frederico; Branco, Frederico
    Os casos de estudo sobre organizações e empresas são um veículo de comunicação de excelência na área da gestão. Este livro reúne uma série de casos de estudo que abordam a inovação e a diferenciação, a internacionalização, o marketing, a evolução estratégica, os modelos de negócio (e como são afetados pela tecnologia), as aquisições de empresas, e tem ainda um caso de estudo sobre a responsabilidade social (área de crescente importância para todo o tipo de organizações). A estratégia e o marketing são áreas de saber muito próximas, sendo dadas em conjunto em várias escolas de negócio no mundo inteiro. Abordam-se os seguintes conceitos associados à estratégia e ao marketing neste livro: • Ambiente externo e o mercado • Ambiente interno e a empresa • A concorrência e a necessidade da inovação • A importância da marca • Responsabilidade social • Programas promocionais • Comportamentos de compra de consumidores • Tecnologia • Lealdade • Canais de distribuição • O preço e a sua influência na compra e no posicionamento • Previsão do sucesso futuro e compreensão do passado Assim entende-se que o marketing é muito mais do que simplesmente publicidade, relações públicas, e / ou vendas. Englobará também, por exemplo, a área dos novos produtos, que deverão ser lançados, segundo diversos autores, periodicamente por empresas e com o envolvimento do departamento de marketing, quer no seu desenvolvimento, quer na sua divulgação e colocação no mercado. O marketing envolve a criação de seguidores leais de empresas, como a Apple conseguiu fazer com os seus produtos e serviços inovadores – tais como o iPod, iPhone, MacBook, iPad, e iTunes, entre outros. Por outro lado, a estratégia envolve clientes e o estudo do mercado enquanto fonte de riqueza que justifica a existência das empresas. Envolve analisar as oportunidades e ameaças no ambiente externo e envolve também analisar igualmente as forças e as fraquezas da empresa, ao nível interno. Para este fim existem numerosas ferramentas, tais como a análise SWOT, a análise PEST, a análise das cinco forças de Porter, o marketing mix (os 4Ps), e a segmentação, que são utilizadas neste livro de estudos de caso. Quando se fala do âmbito do marketing este é sem dúvida de âmbito largo, incluindo frequentemente áreas diversas de conhecimento tais como comportamento de consumidor, gestão de vendas, gestão de produto, comunicação de marketing, marketing comparativo, marketing social, a eficiência/produtividade de sistemas de marketing, ética no marketing, o papel do marketing no desenvolvimento económico, embalagens, marketing de serviços, pesquisa em marketing, assuntos societais em marketing, venda por retalhistas, venda por grossistas, o marketing internacional, o marketing de commodities [uma matéria prima ou produto primário agrícola que pode ser comprado e vendido, tal como cobre ou café” (Oxford Dictionaries online)], e a distribuição física (Hunt, 2002). Mais recentemente o marketing veio a incluir o mundo digital, abrangendo as redes sociais como o Facebook, mas não só. Também o Google é capaz de dirigir publicidade aos seus consumidores de forma muito apurada na era em que não temos mais segredos para os marketers (e hackers) profissionais. A Amazon.com também é capaz de memorizar comportamentos de compra e preferências fazendo eficazmente o cross-selling dos seus produtos (sugerindo produtos alternativos e complementares com grande eficácia) – como se conhecesse pessoalmente e intimamente os seus clientes. O corpo do saber em marketing dirige-se a organizações do setor com objetivos de lucro (profit sector), e dirige-se também a organizações do setor sem objetivos de lucro / sem fins lucrativos (nonprofit sector). Uma pergunta de marketing, enquanto disciplina aplicada, poderá ser: “Como deverá a Jones Toy Company [empresa de brinquedos] alocar o seu orçamento de publicidade entre os vários meios [media] para chegar ao seu mercado alvo primário, crianças com menos de doze anos de idade?” (tradução de Hunt, 2002, p.53). O marketing deverá procurar, no entanto, responder a outro tipo de questões também, que levem ao avanço do corpo do saber em marketing - é necessário realizar investigação original em marketing, indo assim de encontro aos objetivos das universidades que albergam o marketing (Hunt, 2002). Este livro surge devido a um esforço de aproximação entre docentes e alunos e de trabalho feito na universidade. As universidades (tal como nos chama a atenção Hunt, 2002), em particular ligadas ao ensino da gestão; 1) vendem conhecimento aos alunos [através do ensino, dentro e fora da sala de aula, e incentivando desde logo a ligação às organizações], mas também 2) armazenam conhecimento [em bibliotecas, físicas e online], 3) fabricando também conhecimento [através da investigação científica, que poderá ser mais teórica, prática, ou um misto de ambas], que devem 4) procurar transferir para as empresas e o mercado. Esperamos que vos agrade a diversidade de casos oferecida e que contribua para a discussão sobre estratégia e sobre o marketing. REFERÊNCIAS Hunt, S.D. (2002). Foundations of marketing theory – Toward a general theory of marketing, M.E.Sharpe. Oxford Dictionaries online.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Usability evaluation of the touch screen and mouse as input devices by people with intellectual disabilities
    2015 - Tânia, Rocha; Diana, Carvalho; Ramiro, Gonçalves; José, Martins; Frederico, Branco; Maximino, Bessa; Branco, Frederico
    With this study we aim to assess if the touch screen input device can be a more usable option for digital interaction by people with intellectual disabilities, when compared to a traditional mouse input. In previous studies, we observed that many users with intellectual disabilities struggle to interact with digital content when using traditional input devices, such as the keyboard or mouse. This can lead to a decrease in their motivation to access digital content. Therefore, it is important to evaluate other options, such as touch screens, in order to present a more usable option of interaction for this specific group. For that, we present a case study where the participants were invited to perform primitive selection tasks in a colouring activity, using a painting Web application. The results showed that this group presented a better performance and made less errors when interacting with the touch screen, rather than when compared with the traditional mouse input. We also registered an increase regarding their motivation and satisfaction, when using the touch screen as the input device.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Uma proposta de arquitetura de sistema de informação para as empresas agroalimentares do setor de produção de cogumelos: o caso Grupo Sousacamp
    2014 - Branco, Frederico; Branco, Frederico; Gonçalves, Ramiro
    O setor agroalimentar tem incorporado ao longo dos anos nos seus processos de gestão, tecnologias de informação potenciadoras de ganhos de eficiência e redução de custos. A utilização de sistemas de controlo e monitorização está a vulgarizar-se nos países industrializados. As tecnologias de informação, per si, não são resposta suficiente às necessidades informacionais de suporte à gestão das organizações, sendo que, em todas as organizações, em particular as de maior dimensão e complexidade, os seus sistemas de informação devem ser geridos de forma a estarem em constante alinhamento com o negócio. Este projeto de investigação propõe uma arquitetura de sistema de informação, para o setor de produção de cogumelos, que dê resposta às necessidades de: desenvolver soluções à medida, integrar as soluções legadas com novas soluções, responder a padrões de qualidade internacionais e criar uma camada de abstração capaz de agregar um vasto conjunto de sistemas e tecnologias de informação para produzir conhecimento que sirva de suporte à tomada de decisão, resultando num artefacto único, mas passível de ser adaptado por outras realidades organizacionais. Foi adotada como metodologia de investigação a design science research, pois esta é direcionada ao desenvolvimento de artefactos de tecnologias de informação destinados a resolver problemas organizacionais conhecidos. O artefacto proposto foi desenvolvido e colocado em produção nas empresas do Grupo Sousacamp. O estudo e conhecimento das teorias de adoção de tecnologia, ao nível organizacional, serviu para apoiar o processo de decisão na adoção dos sistemas e tecnologias de informação e ajudou a construir a Arquitetura do SI do Grupo. O modelo DOI foi útil para compreender como os recursos humanos do Grupo influenciam a adoção da inovação, mas principalmente para ajudar a identificar os principais colaboradores que influenciam a adoção de novas tecnologias. A framework TOE foi útil para compreender e analisar de que modo os fatores associados aos diferentes contextos poderiam afetar a adoção das tecnologias nas várias empresas do Grupo Sousacamp. Desta compreensão resultou a proposta de uma arquitetura para o Sistema de Informação do Grupo. Esta respeita o modelo de governação e incorpora a lógica funcional. A Arquitetura encontra-se implementada no Grupo, tendo sido refinada ao longo do tempo. Para validar o artefacto desenvolvido no contexto organizacional em que está a ser utilizado, a equipa de investigação decidiu recolher feedback qualitativo junto dos recursos humanos, contemplando diversos níveis de especialização, de modo a percecionar a adequação da solução proposta para os problemas identificados.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    AcessWeb: uma perspetiva sobre a acessibilidade Web em Portugal
    2015-12 - Ramiro, Gonçalves; Jorge, Pereira; José, Martins; Frederico, Branco; Carlos, Peixoto; Branco, Frederico
    Internet é uma tecnologia imensamente poderosa para a disseminação de informação e para promover e facilitar a interação entre os membros de uma sociedade. De forma a maximizar o seu impacto, esta deveria estar acessível a todos, inclusive para aqueles que possuem uma qualquer deficiência ou incapacidade. Este artigo apresenta um resumo da situação Portuguesa em termos da acessibilidade Web e propõe um modelo cujo objetivo é fomentar o incremento dos níveis de acessibilidade Web em Portugal.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    AccessWeb barometer - a Web accessibility evaluation and analysis platform
    2015 - Ramiro, Gonçalves; José, Martins; Jorge, Pereira; Carlos, Peixoto; Tânia, Rocha; Branco, Frederico; Branco, Frederico
    The constant evolution of all Web related technologies, and the considerable adoption of these technologies in our society’s everyday life, has brought to the discussion table the ability of these Web technologies and Web contents to become accessible to all, including those with some sort of disability. During the past years, a research project has been executed in order to, not only give the Web accessibility topic more visibility within our society, but also to achieve indicators on the levels of accessibility presented by privately held company websites. Considering the growing need to rapidly achieve Web accessibility indicators, whose complexity has significantly increased, the research team inherent to the referred project developed a software platform, entitled “AccessWeb Barometer”, that has the ability to perform Web accessibility evaluations to multiple websites in simultaneous. It also has the ability to analyze and publish the results inherent to those evaluations, and to allow its users to create their own analysis and dashboards. In this paper, we present the AccessWeb Barometer software platform architecture, its overall characterization and validation, and also the possibilities of what a platform like this can bring to Web content developers and to organizations worldwide.