Futsal: manual prático

dc.contributor.advisorAranha, Ágata Cristina Marques
dc.contributor.authorPoço, Hélder de Sousa
dc.date.accessioned2017-08-31T14:48:03Z
dc.date.available2017-08-31T14:48:03Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundáriopt
dc.description.abstractO presente estudo, como primeiro capítulo, foca-se, particularmente, num trabalho de observação e intervenção de dois anos de escolaridade (10º e 11º), inseridos num Agrupamento de Escolas do Distrito de Vila Real. Inicialmente, será feita uma análise dos dados recolhidos, com o intuito de se elaborar uma planificação anual. Neste seguimento, foi, ainda, dado especial ênfase, às expectativas iniciais, tendo em conta a adaptabilidade de estratégias adotadas, indo ao encontro de inovações criativas e dinâmicas, promovendo o profissionalismo enquanto professor de Educação Física. No segundo capítulo, achou-se pertinente começar por uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar as abordagens tradicionais até às novas abordagens do ensino dos Jogos Desportivos Coletivos, tendo sempre mais em foco a modalidade de Futsal. Posteriormente, e como uma alternativa às metodologias tradicionais, apresenta-se uma proposta de exercícios com base nos jogos condicionados, seguindo as ideias da Metodologia Estruturalista. É, neste contexto, que o principal objetivo, é provocar nos profissionais um pensamento reflexivo, crítico e analista acerca das metodologias de ensino adotadas na realidade escolar.pt
dc.description.abstractThe present study, as a first chapter, focuses, in particular, on observation and intervention of two years of schooling (10th and 11th), inserted in a School Grouping of the Vila Real District. Initially an analysis of the collected data will be made, with the intention of elaborating an annual planning. In this follow-up, special emphasis was also placed on initial expectations, taking into account the adaptability of strategies adopted, meeting creative and dynamic innovations, promoting professionalism as a teacher of Physical Education. In the second chapter, it was pertinent to start with a bibliographical review with the objective of analyzing traditional approaches to the new approaches of teaching Collective Sports Games, always focusing more on the Futsal modality. Subsequently, as an alternative to traditional methodologies, a proposal of exercises based on conditioned games is presented, following the ideas of the Structuralist Methodology. It is in this context that the main objective is to provoke in the professionals a reflexive, critical and analytical thinking about the teaching methodologies adopted in the school reality.pt
dc.identifier.tid202031926
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8009
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectFutebol de salãopt
dc.subjectRelatóriospt
dc.subjectEstágiospt
dc.subjectAlunospt
dc.subjectFutsalpt
dc.subjectAbordagens metodológicaspt
dc.subjectJogos condicionadospt
dc.subject.udc796.33(043)pt
dc.subject.udc371.38(043)pt
dc.titleFutsal: manual práticopt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
msc_hspoço.pdf
Tamanho:
9.55 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format