A investigação em didática da álgebra linear: uma perspetiva do seu contributo para o ensino por meio da reflexão sobre a prática

dc.contributor.advisorCosta, Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da
dc.contributor.advisorCatarino, Paula
dc.contributor.advisorCatarino, Paula
dc.contributor.authorGonçalves, Ricardo Jorge Castro
dc.date.accessioned2018-03-21T10:17:55Z
dc.date.available2018-03-21T10:17:55Z
dc.date.issued2018-01-15
dc.description.abstractEste estudo procura tornar mais consequentes os resultados de investigação conhecidos na área da didática da álgebra linear, por via da reflexão de um professor de álgebra linear sobre a própria prática. A investigação assenta no problema “Que práticas de ensino concorrem com as orientações do movimento internacional em didática da álgebra linear?” e tem como objetivos principais: alargar o espetro da materialização dos resultados de investigação conhecidos, apresentando uma possível interpretação das sugestões didáticas e a sua concretização, quer num possível texto de álgebra linear, quer no terreno; contribuir para a construção do conhecimento sobre as práticas de ensino e desenvolvimento profissional dos professores de álgebra linear; sensibilizar para a mudança no ensino de álgebra linear. Segundo o método de investigação-ação, no contexto do desenvolvimento de uma investigação de natureza qualitativa e segundo o paradigma sociocrítico, é percorrido um ciclo com a seguinte sequência: (1) planeamento – elaboração de um texto original de álgebra linear, congregando extensivamente as principais recomendações didáticas, e uma fundamentação daquele texto para antecipar o modo como foram interpretadas e concretizadas; (2) ação – implementação do desenho de ensino, materializado no texto original de álgebra linear, numa turma do professor-investigador do curso de engenharia elétrica de uma instituição pública portuguesa de ensino superior politécnico, acrescida da construção das narrações multimodais de algumas aulas; (3) observação – análise de conteúdo das narrações multimodais, guiada por dimensões retiradas do quadro teórico; (4) reflexão – como um segundo momento da análise, considerando o sistema de categorias resultante da etapa anterior na análise comparativa com o texto original de álgebra linear e a sua fundamentação (dados que antecipam a expectativa quanto ao que é possível concretizar na aula) e o “diálogo” com a literatura.A investigação visa responder à seguinte questão: “Como é que um professor de álgebra linear pode desenvolver um desenho de ensino que incorpore extensivamente as recomendações didáticas conhecidas? Que dificuldades e oportunidades estão subjacentes à ação de implementação do desenho de ensino na sala de aula?”. As opções metodológicas consideradas conduziram às seguintes conclusões:pt_PT
dc.description.abstract1. O estudo revela uma forma pessoal, particular e possível de serem interpretados os resultados de investigação recolhidos na literatura da área, subentendendo a clareza de alguns e as dificuldades de contornar a subjetividade de outros. 2. O estudo conduziu à possibilidade de serem criados materiais pedagógicos (um texto original de álgebra linear, uma adenda a este texto e cinco narrações multimodais), refletindo o seu significado e contributo para a comunidade profissional. 3. O estudo teve implicação na prática pessoal do professor-investigador no ensino de álgebra linear. 4. O estudo destaca a importância da dualidade de papéis desempenhados pelo mesmo sujeito, ora como professor e com a função de aplicar conhecimento, ora como investigador e com a função de produzir conhecimento. 5. A construção de mapas conceptuais revelou-se uma das estratégias abordadas na literatura que permite melhorar o ensino de álgebra linear, constituindo-se como uma forma preponderante de potenciar a relação entre os conceitos e como um possível mecanismo regulador das aprendizagens. 6. As dificuldades intrínsecas à implementação do uso da tecnologia em sala de aula são ultrapassáveis e não invalidam o aproveitamento e a relevância de muitas das funções que facultam para o ensino e para a aprendizagem da álgebra linear. 7. A resolução de tarefas e a exploração das aplicações que se podem associar a muitos dos conceitos de álgebra linear criam novas oportunidades para o desenvolvimento conceptual, embora coloque também novos desafios ao professor quanto à forma de atuar em sala de aula. 8. Pela relação entre as oportunidades e as dificuldades elencadas, poder-se-á concluir que o desenho de ensino ganha consistência como uma forma a considerar no ensino de álgebra linear, sem, no entanto, se ter conseguido atenuar algumas das dificuldades já apontadas na literatura.pt_PT
dc.identifier.tid101390238pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8358
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.subjectEnsino de álgebra linearpt_PT
dc.subjectresultados de investigaçãopt_PT
dc.subjectdesenho de ensinopt_PT
dc.subjectpráticas de ensinopt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.titleA investigação em didática da álgebra linear: uma perspetiva do seu contributo para o ensino por meio da reflexão sobre a práticapt_PT
dc.typedoctoral thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameDMAT
person.familyNameCatarino
person.givenNamePaula
person.identifier.orcid0000-0001-6917-5093
person.identifier.scopus-author-id55899791800
relation.isAdvisorOfPublicatione10dad97-e7a0-4ffc-a5f2-86a779692873
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye10dad97-e7a0-4ffc-a5f2-86a779692873
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