A Liderança Autêntica e a Criatividade dos Colaboradores

Data
2009
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta pesquisa empírica analisa a relação entre a liderança autêntica e a criatividade dos seus colaboradores. No nosso estudo, esta relação pode ser explicada de forma directa ou através do capital psicológico positivo dos subordinados. Foram consideradas quatro dimensões de liderança autêntica (transparência relacional, perspectiva moral interna, processamento equilibrado de informação, auto-consciência), quatro dimensões de capital psicológico positivo (auto-eficácia, optimismo, esperança, resiliência) e uma dimensão de criatividade. A amostra é composta por 595 colaboradores e 203 líderes de 107 lojas de 37 empresas comerciais de grande distribuição. Os líderes pronunciaram-se sobre a criatividade de três dos seus colaboradores e os colaboradores descreveram o seu capital psicológico positivo e a liderança autêntica dos seus supervisores. O estudo valida empiricamente os argumentos teóricos que sugerem que a liderança autêntica se relaciona com o capital psicológico positivo, e prova que ambos podem fomentar a criatividade dos subordinados, um recurso crucial para ajudar as organizações a enfrentar os desafios competitivos, tirar partido das oportunidades que surgem e melhorar a eficiência organizacional.
This empirical study aims to show how authentic leadership relates with the follower’s creativity. In this study, this relation may be explain directly or through the mediating role of employees’ psychological capital. Four dimensions of authentic leadership (self-awareness, balanced processing, internalized moral perspective, relational transparency), four dimensions of psychological capital (self-efficacy, optimism, hope, resilience) and one dimension of creativity were considered. The sample comprises 595 subordinates and 203 leaders, working in107 stores of 37 Portuguese trading organizations. Leaders speak about their employees’ creativity and employees describe their psychological capital and their supervisors’ authentic leadership. The study empirically validates theoretical arguments that suggest integrating authentic leadership and psychological capital in research, and advances that both may foster employees’ creativity, a crucial resource for helping organizations to face competitive challenges, take advantage of business opportunities, and improve organizational effectiveness.
Descrição
Tese de Doutoramento em Gestão
Palavras-chave
Liderança autêntica , Criatividade , Capital psicológico positivo , Recursos Humanos
Citação