O papel da expressão plástica na educação pré-escolar

Data
2016-09-28
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da prática de ensino supervisionado, com a finalidade de obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. O objetivo é dar a conhecer a importância da área da expressão e comunicação, mais concretamente no domínio da expressão plástica, assim como o papel que desempenha no desenvolvimento da criança. Como ferramenta de avaliação da prática de ensino supervisionada nesta área e, em particular, das planificações relacionadas com o tema que expomos neste relatório, recorremos à Análise SWOT, onde apresentamos os Pontos Fortes, os Pontos Fracos e as Recomendações de Melhoria. No decorrer das intervenções, foram concebidas diversas atividades que visavam a promoção de aprendizagens significativas neste domínio. Foram realizadas diversas pesquisas a partir de autores de referência que sustentaram toda a prática realizada. O relatório evidencia a expressão plástica como forma de a criança exprimir e expor o que sabe e sente do mundo, dando-lhe a possibilidade de poder fazê-lo de forma espontânea e criativa. Ao educador cabe o papel de conduzir esta, a descobrir, a melhor forma de se exprimir e de agir.
The current report has been developed in the scope of the supervised education’s practice in order to obtain the master’s degree in Preschool Teaching. Its aim is to highlight the importance of the area related to Expression and Communication, specifically into the area of Plastic Expression, as well its role in the child’s development. As an evaluation tool of supervised teaching practice in this area and, particularly, of flat patterns related to the exposed theme in this report, we used SWOT analysis, where we present Strengths, Weaknesses and Improvement Recommendations. During the interventions, several different activities were planned to promote meaningful learnings at this area. Some researches were also held from authors of reference that sustained all the practice done. The report shows that Plastic Expression is a way for a child to express and expose what the child knows and feels from the world, giving him/her the chance to be able to do it creatively and spontaneously. The preschool teacher has the role to lead the child himself/herself into the discovery of the best way to express and act.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Expressão plástica , Comunicação , Criatividade , Crianças , Educadores , Educação pré-escolar
Citação