A utilização do jogo no contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico: relato de uma experiência

Data
2017-02-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório com caráter dissertativo, indispensável na aquisição do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como referência a prática de ensino supervisionada, concretizada no Infantário de Vila Real e no Centro Escolar do Bairro São Vicente de Paula. Neste relatório com caráter dissertativo, além de proceder a uma descrição reflexiva da prática de ensino supervisionada realizada nos contextos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, existe uma questão de investigação que se foca na importância do jogo didático no desenvolvimento curricular no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, orientando o aluno no seu processo de aprendizagem. Os jogos desempenham uma função holística no que diz respeito ao desenvolvimento dos seres humanos, particularmente em idade infantil. Portanto, o jogo didático foi essencial na componente prática, uma vez que permite a aquisição de aptidões em todas as áreas de desenvolvimento da criança e, simultaneamente, permite o desenvolvimento da criança como um todo, como sujeito humano que cresce à medida que se descobre a si mesmo e se reconhece na relação com o(s) outro(s).
GAMING OPERATION IN THE CONTEXT OF PRESCHOOL EDUCATION AND 1 CYCLE BASIC EDUCATION: REPORT OF AN EXPERIENCE This dissertative Report, indispensable in obtaining the Masters Degree in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of basic education, had as reference the supervised teaching practice, implemented in Infantário de Vila Real and Centro Escolar do Bairro de São Vivente de Paula. In this dissertative Report beyond carrying out a description of supervised teaching practice held in pre-school context and the 1st cycle of basic education, there is a matter of research that focuses on the importance of educational game in curriculum development in Preschool and 1st cycle of basic education, guiding students in their learning process. The games played a holistic function respecting to the development of humans, particularly during childhood. Therefore, the educational game has been essential in the practical component, since it allows the acquisition of skills in every child's developmental areas and simultaneously allows the child's development as a whole, as a human subject that grows as it is discovered himself and is recognized in relation to the other (s).
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Educação pré-escolar , Ensino básico 1º ciclo , Jogo
Citação