Relatório da Prática de Ensino Supervisionado

Data
2019-04-24
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório pretende dar a conhecer todas as vivências pedagógicas que constituíram o trabalho do estagiário, realizado ao longo do ano letivo 2017/2018 na Escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. O núcleo de estágio foi constituído por quatro professores estagiários, um orientador pedagógico e um orientador científico. No que toca ao desenvolvimento das atividades letivas, cada formando ficou responsável pelo processo de ensino/aprendizagem de três turmas, intervaladamente. O novo contexto ao qual fomos apresentados, representava incerteza e imprevisibilidade, e a necessidade de desenvolver a nossa capacidade de adaptação e intervenção eficaz e eficiente através do domínio de metodologias e estratégias que fossem ajustadas à nossa realidade foi a nossa maior preocupação. Num processo que não se remeteu única e exclusivamente à função docente na prática letiva, mas também noutras ações tais como a assistência às aulas, às ações de extensão curricular, assim como, a atividades de intervenção na comunidade escolar, procurámos gerir de forma a estabelecer um fio condutor no sentido de interpretarmos este processo como um todo e não de forma isolada. O estágio pedagógico foi um processo importante na nossa evolução como professores, permitindo adquirir uma assimilação de conhecimentos e competências essenciais para a prática educativa de excelência. O sucesso na intervenção pedagógica deveu-se em grande parte aos conselhos e experiências que o professor orientador nos proporcionou.
This report intends to make known all the pedagogical experiences that constituted the work of the trainee, carried out during the academic year 2017/2018 at Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real. The internship center consisted of four trainee teachers, a pedagogical advisor and a scientific advisor. With regard to the development of learner activities, each trainee was responsible for the teaching / learning process of three groups, at intervals. The new context in which we were presented represented uncertainty and unpredictability and the need to develop our ability to adapt and intervene effectively and efficiently through mastery of methodologies and strategies that fit our reality was our greatest concern. In a process that did not refer exclusively to the teaching function in the classroom, but also in other actions such as attending classes, curricular extension actions, as well as intervention activities in the school community, we tried to manage in order to establish a guiding thread in the sense of interpreting this process as a whole and not in isolation. The pedagogic stage was an important process in our evolution as teachers, allowing us to acquire an assimilation of knowledge and skills essential to the educational practice of excellence. The success in the pedagogical intervention was due in large part to the advice and experiences that the teacher gave us.
Descrição
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
educação física , estágio , aprendizagem , formação e reflexão
Citação