Dimensão humanista: um diferencial performativo na gestão dos cursos de medicina

dc.contributor.advisorMaia, Carlos Fernandes
dc.contributor.authorFaro, Lilian Regina Telles
dc.date.accessioned2015-08-03T11:51:41Z
dc.date.available2015-08-03T11:51:41Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestãopt
dc.description.abstractExiste uma preocupação crescente com a dimensão humanística do médico, que está a perder terreno diante dos avanços tecnológicos. A insatisfação, frequentemente, referida pelos pacientes aponta para deficiências humanas do profissional de saúde, mais do que para falhas técnicas. Recuperar a dimensão humanística do médico é, portanto, um desafio da pró-pria formação médica, uma dimensão exigível no processo educacional. O ensino médico tem também o compromisso de preparar os estudantes para as questões morais e éticas que enfren-tarão na vida profissional. Não vai nisto nenhum descaso para uma qualificação moderna que envolva os avanços científicos; apenas se aponta para a obrigação de proporcionar uma for-mação completa, harmónica, em equilibrado conjunto de forças mediado pelo gestor. Neste contexto deve ser inserido o conceito de capital intelectual, que se prende com o valor acres-centado que todas as pessoas possam dar às organizações. A relevância do ativo humano explica a importância de, através da gestão de conhecimento, medir o seu valor de modo a avaliar até que ponto está a ser bem aproveitado e determinar o que é necessário fazer para geri-lo com mais eficácia, centrada na perspetiva do paciente.pt
dc.description.abstractThere is a growing concern with the humanistic dimension of the medical doctor who is losing ground in the face of technological advances. Dissatisfaction often reported by patients’ points to human deficiencies of the health professional, rather than to technical fail-ures. Recover the humanistic dimension of the doctor is therefore a challenge of their own medical training, a required dimension in the educational process. Medical schools are also committed to preparing students for the moral and ethical issues that they will face in their professional lives. It will not disregard a qualification involving modern scientific advances, only points to the obligation to provide a complete training, harmony, in a balanced set of forces mediated by the manager. In this context must be added the concept of intellectual capital, which relates to the adding value that all people can give to organiza-tions. The relevance of human asset explains the importance of, by knowledge management, measure its value, to assess the extent to which is being well spent and determine what is needed to be managed more effectively, centered on the patient’s perspective.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/4769
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectCapital intelectualpt
dc.subjectGestãopt
dc.subjectServiços de saúdept
dc.subjectGestão do conhecimentopt
dc.subjectDeontologiapt
dc.subject.udc005.9(043)pt
dc.subject.udc614.253(043)pt
dc.titleDimensão humanista: um diferencial performativo na gestão dos cursos de medicinapt
dc.typedoctoral thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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