Programas de mentoria formal: o conhecimento como diferencial competitivo

dc.contributor.advisorDiz, Henrique Manuel Morais
dc.contributor.advisorLeal, Carmem Teresa Pereira
dc.contributor.advisorSalgues, Leuzene Jeane de Vasconcelos
dc.contributor.authorSalgues, Lyana Jacqueline de Vasconcelos
dc.date.accessioned2016-04-12T10:00:35Z
dc.date.available2016-04-12T10:00:35Z
dc.date.issued2016-04-12
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestãopt
dc.description.abstractMentoria é um tema estudado há algumas décadas em diversos países. No Brasil a Mentoria têm sido disseminada lentamente e não se tem mostrado uma prática muito utilizada pelas empresas. Visando contribuir para a solução dessa questão e aprofundar a discussão do tema, esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender os processos de Mentoria no contexto organizacional, desvelando os fatores de sucesso dos programas de Mentoria Formal nas organizações, na visão daqueles que têm um papel fundamental no processo, que são os Mentores. Busca-se entender o significado dessa ferramenta e sua importância para o crescimento das empresas nas diferentes regiões brasileiras e, ao mesmo tempo, por que não tem se mostrado uma prática utilizada de forma efetiva, a fim de resolver problemas ligados à gestão do conhecimento. O levantamento dos dados foi realizado utilizando-se como instrumento de coleta um questionário estruturado, contendo perguntas fechadas e aberta para comentários e sugestões dos respondentes. O universo pesquisado foi constituído de Mentores com atuação nas diferentes regiões do Brasil em Programas de Mentoria Formal. A amostra desta pesquisa obteve um percentual de distribuição regional, equivalente à distribuição do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A análise exploratória dos dados foi realizada de forma predominantemente quantitativa utilizando-se estatística descritiva e a análise fatorial. Para isso, fez-se uso do software de estatística o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). A pesquisa revelou que Programas Formais de Mentoria geram benefícios para o Mentor, Mentorado e Organização. Que aspectos culturais brasileiros podem influenciar positiva ou negativamente os processos de Mentoria. Que Programa de Mentoria Formal promove um diferencial competitivo na organização através do conhecimento. E que as empresas não utilizam Programas de Mentoria por desconhecerem a sua importância para a Gestão do Conhecimento. Além destes estudos terem gerado contribuições por retratar a realidade nacional e apontar caminhos para as organizações alcançarem a melhoria da gestão do conhecimento.pt
dc.description.abstractMentoring is a topic studied for decades in many countries. In Brazil, Mentoring has been slowly disseminated and it has not shown itself to be a practice widely used by companies. In order to contribute to solving this issue and deepen the discussion about the topic, this research aims to analyze and understand the processes involved in Mentoring at an organizational context, revealing the success factors of Formal Mentoring Programs in companies, according to those who have a fundamental role in the process, which are the Mentors. We seek to understand the meaning of this tool and its importance for business growth in the different regions of Brazil and, at the same time, why it has not proved itself an effective practice used in order to solve problems related to Knowledge Management. The data was collected using a structured questionnaire with closed and open questions, with space for comments and suggestions from respondents. The study group consisted of Mentors working in Formal Mentoring Programs in the different regions of Brazil. The research sample obtained a percentage of regional distribution equivalent to the distribution of the national GDP. Exploratory data analysis was performed predominantly quantitatively using descriptive statistics and factor analysis. For this, the SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software was used. The research revealed that Formal Mentoring Programs generate benefits for the Mentor, Mentoring and Organization. That Brazilian cultural aspects can influence, positively or negatively, Mentoring processes. That Formal Mentoring Program promotes a competitive edge in the organization through knowledge. And that companies do not use Mentoring Programs for not knowing its importance for Knowledge Management. Besides, these studies have generated contributions for portraying the national situation and point out ways for organizations to achieve improved Knowledge Management.pt
dc.identifier.tid101509731
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/5740
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectGestão do conhecimentopt
dc.subjectDesenvolvimento dos recursos humanospt
dc.subjectSistemas de apoio à gestãopt
dc.subjectMentoria formal nas organizaçõespt
dc.subject.udc005.94(043)pt
dc.titleProgramas de mentoria formal: o conhecimento como diferencial competitivopt
dc.typedoctoral thesispt
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
phd_ljvsalgues.pdf
Tamanho:
2.72 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format