Qualidade percebida e satisfação no trabalho na rede hoteleira da Via Costeira - Natal/RN - Brasil

dc.contributor.advisorMarques, Carlos Peixeira
dc.contributor.authorCabral, Breno Fernando Tinôco
dc.date.accessioned2016-02-04T18:03:11Z
dc.date.available2016-02-04T18:03:11Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestãopt
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um modelo conceitual utilizando Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para analisar os determinantes da satisfação laboral dos colaboradores da área hoteleira na Via Costeira em Natal/RN - Brasil. Os construtos do modelo incluiram as variáveis latentes: marketing interno e comprometimento organizacional, frequentemente identificadas na literatura como antecedentes de satisfação no trabalho, tendo-se acrescentado a qualidade de serviço percebida pelo colaborador, de modo a avaliar o seu possível efeito mediador. A pesquisa contemplou 138 questionários válidos, sendo utilizada uma amostragem não probabilística. A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) foram usadas para testar e validar o modelo conceitual teórico. Os modelos de medida dos construtos foram avaliados por meio da AFC. Esta avaliação foi feita com base nas medidas de ajuste, na significância estatística dos coeficientes e nos seus sinais. O estudo confirmou a relevância do marketing interno para influenciar positavamente o comprometimento organizacional, a qualidade percebida e a satisfação laboral. Contrariamente ao esperado, não se confirmou o papel mediador da qualidade percebida, a qual não parece exercer influência sobre a satisfação dos colaboradores dos hotéis. Contribuições acadêmicas e gerenciais são mostradas e sugestões de estudo são dadas para trabalhos futuros.pt
dc.description.abstractThe objective of this study was to develop and validate a conceptual model using Structural Equation Modeling (SEM) to analyze the determinants of job satisfaction of employees of the hotel area in the Coastal Highway (Via Costeira) in Natal / RN - Brasil. Besides the latent variables internal marketing, organizational commitment, and organizational commitment, often described in the literature as antecedents of job satisfaction, the model included the quality of service perceived by employees, in order to assess its possible mediating effect. A non-probabilistic sample of 138 employees was surveyed in order to assess the model. The measurements were validated by Confirmatory Factor Analysis (CFA) and the structural modem by SEM. The results confirmed the effects of internal marketing over organizational commitment, perceived quality, and job satisfaction. Opposite to what was expected, possible mediating effect of perceived quality was not conformed. Academic and managerial contributions are exposed and further research is suggested.pt
dc.identifier.tid101509901
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/5545
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectGestão das organizaçõespt
dc.subjectMarketing (interno)pt
dc.subjectSatisfação no trabalhopt
dc.subjectDesempenho organizacionalpt
dc.subjectQualidade percebidapt
dc.subjectModelagem de equações estruturaispt
dc.subject.udc005.9(043)pt
dc.subject.udc658.8(043)pt
dc.titleQualidade percebida e satisfação no trabalho na rede hoteleira da Via Costeira - Natal/RN - Brasilpt
dc.typedoctoral thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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