As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros

dc.contributor.authorNascimento, Maria Manuel
dc.contributor.authorCampos, Helena
dc.contributor.authorCatarino, Paula
dc.date.accessioned2016-11-07T12:51:29Z
dc.date.available2016-11-07T12:51:29Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo descritivo de dois livros de Geometria, usados em Portugal, aprovados e oficialmente autorizados, um para o ano letivo 1938-1939 e outro para o ano letivo seguinte de 1940-1941, em “harmonia com os programas” de Geometria da época. O objetivo deste estudo é o de analisar e registar o tipo de representações matemáticas aí existentes, primeiro em cada um deles e depois analisandoos comparativamente. Nestes livros constam os conteúdos de geometria ensinados à época aos alunos da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar e constata-se o uso sistemático, ao longo dos dois textos, de todas as representações matemáticas externas: linguagem escrita, as representações simbólicas, as icónicas e as ativas. Os dois livros são muito semelhantes, tanto na sua descrição geral, detalhada, organização e grafismo. De igual modo os conteúdos e as representações matemáticas externas analisadas se revelam similares. Nas partes dos dois livros dedicadas à 3.ª classe predominam a linguagem escrita e a representação pictórica, enquanto nas partes dedicadas à 4.ª classe, para além desses dois tipos de representação matemática externas, também se encontraram exemplos de representação simbólica.pt
dc.identifier.citationNascimento, M.; Catarino, P.; Campos, H., As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros. In Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.), EIEM 2015 - Encontro em Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, pp. 293-310, 2015, Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 24 a 25 de outubropt
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/6737
dc.language.isoporpt
dc.peerreviewedyespt
dc.publisherManuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.)pt
dc.relation.ispartofCM - Centro de Matemáticapt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectEnsino Primário Elementarpt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectRepresentações Matemáticaspt
dc.subjectRepresentações externaspt
dc.titleAs representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livrospt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage293pt
degois.publication.lastPage310pt
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameDMAT
person.familyNameCatarino
person.givenNamePaula
person.identifier.orcid0000-0001-6917-5093
person.identifier.scopus-author-id55899791800
relation.isAuthorOfPublicatione10dad97-e7a0-4ffc-a5f2-86a779692873
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye10dad97-e7a0-4ffc-a5f2-86a779692873
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Nome:
EIEM _ 2015_26_GD3_C2 Nascimento et al (1).pdf
Tamanho:
1.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format