As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros
dc.contributor.author | Nascimento, Maria Manuel | |
dc.contributor.author | Campos, Helena | |
dc.contributor.author | Catarino, Paula | |
dc.date.accessioned | 2016-11-07T12:51:29Z | |
dc.date.available | 2016-11-07T12:51:29Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um estudo descritivo de dois livros de Geometria, usados em Portugal, aprovados e oficialmente autorizados, um para o ano letivo 1938-1939 e outro para o ano letivo seguinte de 1940-1941, em “harmonia com os programas” de Geometria da época. O objetivo deste estudo é o de analisar e registar o tipo de representações matemáticas aí existentes, primeiro em cada um deles e depois analisandoos comparativamente. Nestes livros constam os conteúdos de geometria ensinados à época aos alunos da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar e constata-se o uso sistemático, ao longo dos dois textos, de todas as representações matemáticas externas: linguagem escrita, as representações simbólicas, as icónicas e as ativas. Os dois livros são muito semelhantes, tanto na sua descrição geral, detalhada, organização e grafismo. De igual modo os conteúdos e as representações matemáticas externas analisadas se revelam similares. Nas partes dos dois livros dedicadas à 3.ª classe predominam a linguagem escrita e a representação pictórica, enquanto nas partes dedicadas à 4.ª classe, para além desses dois tipos de representação matemática externas, também se encontraram exemplos de representação simbólica. | pt |
dc.identifier.citation | Nascimento, M.; Catarino, P.; Campos, H., As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros. In Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.), EIEM 2015 - Encontro em Investigação em Educação Matemática 2015 - Representações Matemáticas, pp. 293-310, 2015, Bragança: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 24 a 25 de outubro | pt |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10348/6737 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.publisher | Manuel Vara Pires; Rosa Tomás Ferreira; António Domingos; Cristina Martins; Helena Martinho; Isabel Vale; Nélia Amado; Susana Carreira; Teresa Pimentel; Leonor Santos (Ed.) | pt |
dc.relation.ispartof | CM - Centro de Matemática | pt |
dc.rights | restricted access | pt |
dc.subject | Ensino Primário Elementar | pt |
dc.subject | Geometria | pt |
dc.subject | Representações Matemáticas | pt |
dc.subject | Representações externas | pt |
dc.title | As representações matemáticas no ensino da "Geometria" da 3.ª e 4.ª classes do Ensino Primário Elementar de 1938 a 1941: um estudo descritivo de dois livros | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
degois.publication.firstPage | 293 | pt |
degois.publication.lastPage | 310 | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | DMAT | |
person.familyName | Catarino | |
person.givenName | Paula | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6917-5093 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55899791800 | |
relation.isAuthorOfPublication | e10dad97-e7a0-4ffc-a5f2-86a779692873 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e10dad97-e7a0-4ffc-a5f2-86a779692873 |
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- EIEM _ 2015_26_GD3_C2 Nascimento et al (1).pdf
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