Gestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugal

dc.contributor.advisorMarques, Carla Susana da Encarnação
dc.contributor.advisorAlmeida, Hugo Márcio Rodrigues de
dc.contributor.advisorMelo, Pedro Antonio de
dc.contributor.authorSoares, António Augusto dos Santos
dc.date.accessioned2017-02-03T15:17:02Z
dc.date.available2017-02-03T15:17:02Z
dc.date.issued2017-02-03
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestãopt
dc.description.abstractAs grandes transformações vivenciadas no ensino superior nos últimos anos, decorrentes da globalização e da internacionalização, requerem um estudo profundo nos modelos dos processos de avaliação das Instituições de Ensino Superior – IES, principalmente nas questões pedagógicas e nos modelos de gestão da qualidade. Outro fator de relevância diz respeito à expectativa e percepção dos diversos stakeholders envolvidos, sendo que os atuais sistemas de avaliação oficiais aparentam uma reduzida captura dessa visão, principalmente do aluno. Considerando a problemática abordada, desenvolvemos uma investigação não exprimental de campo, fundamentada bibliográficamente na literatura cientifica existente e aplicando um questionário de auto-relato estruturado , tendo por objetivo: analisar os sistemas de avaliação do ensino superior no Brasil e Portugal, procurando, assim, identificar os marcadores da participação do aluno nos processos de avaliação institucionais; identificando as expectativas e percepções dos alunos com relação à qualidade do ensino superior nas instituições que frequentam e qual a relação que pode ser estabelecida com os instrumentos utilizados no processo avaliativo oficial. Os dados obtidos foram tratados por métodos estatísticos apropriados e apresentaram como principal conclusão a ausência qualitativa da participação o aluno no processo de avaliação, o que pode levar no futuro a um descrédito desse processo.pt
dc.description.abstractThe major changes experienced in higher education in recent years, due to globalization and internationalization, require a thorough study on models of the evaluation procedures of higher education institutions - HEIs, especially in pedagogical issues and quality management models. Another important factor concerns the expectations and perceptions of the various stakeholders involved, and the current official assessment systems appear a reduced catch that vision, especially the student. Considering the problem, we developed this exploratory study, using literature research and application of a structured questionnaire with the purpose: to discuss the evaluation systems of higher education in Brazil and Portugal, seeking thus to identify the student's participation markers in the processes of institutional assessment; identifying the expectations and perceptions of students regarding the quality of higher education institutions attending and what relationship can be established with the instruments used in the official evaluation process. The data were processed by appropriate statistical methods and presented as main finding the qualitative absence of participation of students in the evaluation process, which may lead in future to a discrediting of this process.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/7236
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectGestão da qualidadept
dc.subjectSistemas de avaliaçãopt
dc.subjectParticipação do alunopt
dc.subject.udc005.6(81+469)pt
dc.titleGestão da qualidade no ensino superior: desafios para os modelos de regulação e avaliação no Brasil e em Portugalpt
dc.typedoctoral thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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