Questões de corpo e gênero nas poéticas visuais de Paula Rego e Nazareth Pacheco: representações (e identidades) culturais no feminino

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A presente pesquisa aborda conceitos de cultura, memória e identidade, visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a análise de obras como processo gerador de dispositivos de memória e identidade. Apresenta-se um resgate teórico e histórico de representações do corpo da mulher na história da arte enquanto campo de estudo; destaca-se o construto teórico que fornece subsídios para elaboração de quadros comparativos e sua aplicabilidade nas artes visuais e se dá enfoque nas questões relacionadas ao corpo feminino na história da arte ocidental. Aborda-se a questão do feminino, elemento que possui divergências relacionadas a seu conceito, representação e narrativas visuais. Delimita-se a abordagem para a questão dos discursos imagéticos pela poética de duas artistas contemporâneas, Paula Rego e Nazareth Pacheco, e apresentam-se suas manifestações e características em temáticas femininas e sobre a mulher, que oferecem subsídios teóricos para o processo de análise e interpretação subjetiva em suas aproximações e diferenças. As metodologias selecionadas procuram obter subsídios para a análise e interpretação das obras de arte escolhidas, destacando o fato de que ambas as artistas possuem como foco de seu trabalho o corpo metamorfoseado ou ausente, grotesco ou antropomorforseado. Aplicam-se as metodologias escolhidas nas obras de Paula Rego e Nazareth Pacheco, e busca-se observar até que ponto atendem às demandas fenomenológicas nas narrativas e aos discursos sobre o corpo e o feminino das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise interpretativa dessas obras. Verificase, por fim, que o método fenomenológico consegue abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas e objetos e apontam-se indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas de fruição das obras de arte.
This research approaches concepts of culture, memory and identity, aiming to demonstrate their dimensions and scope, and to contextualize the analysis of art works as a process that generates memory and identity devices. It presents a theoretical and historical rescue of representations of women's body in the history of art as a field of study, highlights the theoretical construct that provides subsidies for the elaboration of comparative pictures and their applicability in the visual arts, focuses on issues related to the female body in the history of western art. The feminine issue is addressed, an element that has differences related to its concept, representation and visual narratives. The approach to the question of imagetic discourse is delimited by the poetics of two contemporary artists and their manifestations and characteristics are presented in feminine and women's themes which offer theoretical subsidies for the process of analysis and subjective interpretation in their approaches and differences. The methodologies seek subsidies for the analysis and interpretation of the selected works of art, highlighting the fact that both artists have as the focus of their work the body metamorphosed or absent, grotesque or anthropomorphosed. The methodologies chosen are applied to the works of Paula Rego and Nazareth Pacheco to the extent to which they meet the phenomenological demands in narratives and discourses on the body and the feminine of the works of art is observed, considering that the initial objective of both isto provide the recipient with the possibility of interpretive analysis of these works. Finally, it is verified that the phenomenological method succeeds in encompassing part of the elements identified in the paintings and objects, pointing to the need for adaptation and creation of new fields, so that they are fully compatible with the demands of the enjoyment of the works of art.
Descrição
Tese de doutoramento submetida para a obtenção de grau de Doutor em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Representação , Genero
Citação