Tradição e modernidade: os contos tradicionais nos meandros das novas tecnologias

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Formar leitores não é tarefa fácil. O interesse pela leitura deve ser estimulado desde a infância, visando despertar as crianças para a magia das palavras. Uma política de formação de leitores deve estimular práticas de leitura diversificadas, valorizando diferentes textos, em diferentes suportes. Nesta investigação, que desenvolvemos e acompanhámos, pretendemos motivar as crianças para a leitura através de contos tradicionais, utilizando o livro e as novas tecnologias. Constituem o corpus da nossa dissertação o conto A Bela Moura, de Alice Vieira, em formato de papel, a fábula O Coelho Branco de Adolfo Coelho, ilustrado e animado por nós e Branca de Neve e os Sete Anões dos Irmãos Grimm, ilustrado e animado por Van Gool‟s. O aporte metodológico constou de três questionários interpretativos e análise das ilustrações das crianças, com base nas histórias mencionadas, inquéritos destinados aos alunos e pais, para os auscultar sobre a leitura: assiduidade, gostos e preferências. A parte prática da investigação teve como finalidade aferir toda a parte teórica. Concluímos ser possível coexistir uma relação entre a leitura e as Novas Tecnologias que, de uma forma lúdica, podemos transmitir atitudes e valores às nossas crianças e obter adeptos para a leitura.
Reader‟s education is by no means an easy task. Interest in reading should be encouraged since childhood, with the purpose of awakening children to the magic of words. A constant training policy should encourage readers to put in practice a wide range of reading, valuing different texts in different supports. In this research, which we have developed and searched, our main goal is indeed to motivate children to the practice of reading by means of traditional stories, by applying both to the book and the new technologies. The main corpus for our dissertation are, the Portuguese tale A Bela Moura by Alice Vieira, in a paper format; the Portuguese fable O Coelho Branco by Adolfo Coelho, illustrated and animated by us, and Snow White and the Seven Dwarfs, a fairy tale by the Brothers Grimm, illustrated and animated by Van Gool‟s. Methodological approach consisted of three questionnaires and analysis of children‟s interpretative illustrations based on the above mentioned stories, enquires for students and parents about regular attendance in reading, tastes and preferences. The practical part of the research aimed mainly to assess the whole theory. We came to the conclusion that it is possible to coexist an interaction between reading practices and the new technologies that, in a playful way, enable to convey attitudes and values to our children and at the same time gain adepts for the reading.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa
Palavras-chave
Citação