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Title: Gestão e educação a distância: desafios e possibilidades para um ensino superior público de qualidade no Estado do Pará
Authors: Sato, Luzenilda Moita
Advisor: Silva, Maria das Graças
Koehnen, Timothy Leonard
Keywords: Gestão da qualidade
Estado do Pára (Brasil)
Ensino superior (público)
Ensino à distância
Avaliação institucional
Issue Date: 3-Mar-2017
Abstract: Esta pesquisa tem como temática a gestão em educação a distância na sua relação com cursos de formação de professores. Visa contribuir para uma reflexão sobre os processos de gestão dos cursos em Educação a Distância (EaD) com o uso das TIC, por meio de análises de pressupostos adotados pela gestão nessa modalidade de ensino que, de maneira geral, tem base nas teorias clássico-burocrática da administração empresarial, mostrando-se ancorada em seus princípios, sob uma orientação que tem solidificado as estruturas de gestão desses cursos no Ensino Superior público brasileiro. Neste sentido, seu objetivo principal é analisar os desafios mais frequentes nos processos de gestão dos cursos de licenciatura da UAB-MEC, vinculados ao NECAD-UEPA, examinando as construções de possibilidades que são elaboradas, visando à superação desses desafios e de buscar ferramentas que possam contribuir para alavancar mudanças no processo de formação de professores provenientes do Ensino Superior público, e que respondam às demandas originadas dos avanços tecnológicos, científicos e culturais da sociedade contemporânea. Tem como pressuposto, que o significado do papel da gestão educacional está na relação direta de sua grande influência na qualidade da formação dos alunos, o que implica em um sistema de gestão que vai além da racionalidade administrativa, capaz de promover a formação de um ser criativo-crítico-reflexivo, a contribuir na busca de sua cidadania. Como procedimento, a pesquisa analisou o sistema de gestão NECAD-UAB-UEPA, realizando entrevistas por meio de questionários, conversas informais e observação de web-aulas, envolvendo sujeitos da capital e de nove (9) dos onze (11) polos do interior do Estado do Pará, no sentido de apreender a relação teoria-prática desenvolvida pelas equipes gerenciais e demais atores, sob à luz da “Organização que Aprende” e do pensamento sistêmico, concebidos pela “Quinta Disciplina”, de Peter Senge, dentre outras concepções da área educacional. A abordagem qualitativa tornou-se imposta pela necessidade de responder aos objetivos da investigação. Como resultados, foram evidenciados, no sistema como um todo, “pontos de alavancagem”, decorrentes de padrões identificados perante os desafios que envolvem: uma gestão atrelada aos princípios do modelo clássico-burocrático; um processo ensino-aprendizagem apoiado no paradigma cartesiano; uma concepção de EaD com centralidade nas TIC e o baixo índice de interatividade entre os atores. Esses marcos são fortalecidos pelas nuances das políticas nacionais de EaD de formação de professores, em que os cursos da UAB-UEPA estão submersos. Em contrapartida, práticas iniciadas, ainda que não sustentadas, evidenciaram formas de ensino-aprendizagem em EaD, consideradas de caráter inovador, por serem contextualizadas no polo de origem e desenvolvidas por equipe de alunos, nas áreas de Química, Arte, Tecnologia na Educação e Educação Infantil, dignas de serem pesquisadas. Além disso, alguns coordenadores, como autocríticos do seu próprio sistema gerencial, mostraram aberturas em direção a um ângulo importante atribuído ao novo papel do gestor, que consiste em cultivar nas pessoas a capacidade de aprender conjuntamente, o que revela uma recepção para incorporar forças sistêmicas capazes de gerar mudanças substantivas, a expandir o potencial de suas equipes. Os pontos identificados no sistema NECAD-UAB-UEPA, fornecem subsídios à superação de seus desafios e podem contribuir para uma nova concepção de gestão em EaD com o uso das TIC, na perspectiva de ressignificar os processos de ensinar, aprender e gerir em EaD, com vistas à formação de educadores com competência técnica e política, no sentido de atingir as demandas sociais contemporâneas e os avanços futuros.
The central issue on this research is the management in distance education courses in relation to teacher’s workshop. It aims to contribute to a reflection on the management processes of courses in Distance Education (DE) with the use of ICT, through analysis of assumptions adopted by management in this type of education that, in general, are based on the classical-bureau cratic theories of business administration, being anchored in its principles, a policy that has solidified the management structures of these courses in higher education in Brazil. In this sense, the main objective is to analyze the most frequent challenges in the management processes of undergraduate programs of UAB-MEC, linked to NECAD-UEPA - examining the constructions of possibilities that are developed in order to over come these challenges and seek tools that may contribute to leverage changes in the formation of teachers from the public Higher Education, and meet the demands arising from technological, scientific and cultural developments of contemporary society. It is assumed that the significance of the role of management in education is in direct relation to their great influence on the quality of students' education, which implies a management system that goes beyond the administrative rationale, able to promote the formation of a creative, critical and reflective human being, to contribute to the search for his citizenship. As a procedure, the research examined the management system NECAD-UAB-UEPA, conducting interviews using questionnaires, informal conversations and watching web-classes involving subjects from the Capital City and from nine (9) out of the eleven (11) centers inside the Pará State, in order to grasp the relation between theory and practice developed by management teams and other agents, under the light of the "Learning organization " and systemic thinking, designed by the "Fifth Discipline " by Peter Senge, among other principles in the education field. The qualitative approach became imposed by the need to respond to the objectives of the investigation. As a result, the signs were in the system as a whole, "leverage points" arising from patterns identified for challenges involving: one linked to the management principles of the classical-bureaucratic model, a teaching-learning process supported by the cartesian paradigm, a design of distance learning centered in ICT and low level of interactivity between the agents. These milestones are strengthened by the nuances of the country policies for distance education teacher’s worshop, in which courses of UAB - UEPA are inserted. In contrast, practices begun, though not with a basis, demonstrated ways of teaching and learning in distance education, that were considered to have an innovative nature, being contextualized in the center of its origin and developed by a team of students in the fields of Chemistry , Arts, and Technology in Education, as well as Children Education, worthy of being surveyed . In addition, some coordinators, as self-critical of their own management system, showed openings toward a major angle assigned to the new role of the manager, which consists of cultivating, in people, the ability to learn together, which reveals a reception to incorporate systemic forces able to generate substantial changes to expand the potential of their teams. The points are identified in the system NECAD- UAB-UEPA, providing subsidies to overcome these challenges and contributing to a new management design in distance education, using ICT, in the perspective to reframe the processes of teaching, learning and managing in distance education, aiming at training educators to have technical and political expertise, in order to achieve contemporary demands and future advances.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10348/7375
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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