Os Recreios dos Jardins-de-Infância do Concelho de Tarouca

Data
2007
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Resumo
Este estudo foi realizado para verificar em que medida os recreios dos Jardins-de-Infância do concelho de Tarouca estão de acordo com a legislação em vigor, e se têm condições de possibilitar o desenvolvimento global das crianças, em segurança. Começámos por consultar toda a legislação, estudos realizados sobre este assunto e a Bibliografia existente, da qual destacamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. O nosso universo de estudo foi constituído pelos 16 Jardins-de-Infância do concelho de Tarouca, quinze da rede pública e um da Santa Casa da Misericórdia. Os dados foram recolhidos através de observação directa, questionário anónimo e troca de impressões com as colegas. O questionário é composto por vinte e seis questões fechadas e duas abertas. O questionário inicialmente foi testado e depois de reformulado foi aplicado e recolhido por nós. Todas as educadoras inquiridas responderam Pudemos concluir que os recreios carecem da fiscalização e manutenção necessárias ao seu bom funcionamento. Existem Jardins-de- Infância sem espaço exterior de recreio. Vários recreios não oferecem segurança para que as crianças brinquem livremente. Os equipamentos são escassos e muitos encontram-se em mau estado. Os recreios do nosso estudo não estão a ser devidamente valorizados como espaços educativos. A partir dos resultados obtidos fazemos algumas recomendações, no sentido de melhorar os futuros espaços de recreio e de assegurar as condições de segurança nos existentes. Ao ser criado o Centro Escolar onde se pretende reunir a maioria das crianças do 1º Ciclo e em idade Pré-Escolar deste Concelho, será necessário criar um espaço exterior bem concebido no que se refere à segurança, à área, aos equipamentos, à variedade de espaços, de acordo com a idade das crianças e às necessidades educativas de cada grupo. Tudo indica que as crianças irão permanecer mais tempo na escola e partilhar o espaço exterior com muitas outras. Um espaço que proporcione segurança, que tenha vigilância e proporcione variedade de oportunidades educativas é o aconselhável.
This study was made to substantiate how the playgrounds, which belong to the kindergartens of the city of Tarouca, are officially authorized and if they have the state of affairs to improve the global development of the children in safety. We started to observe all laws and studies related to this subject, even the “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar Our faction of study was sixteen kindergartens which belong to the city of Tarouca. Fifteen were public and one was the “Santa Casa da Misericórdia de Tarouca”.All the information was founded through direct scrutiny, an unidentified enquiry and some dialogues with some professionals. The enquiry was made by twenty-six closed and two open questions. The enquiry was demonstrated, then tested and obtained by us. All the teachers inquired had answered. We can conclude that the playgrounds are unlegislated, to aged and they don’t have a good effectiveness. Most of them don’t have the necessary security and children can not play out of harm's way. The equipment is old in a bad condition, and fewer. The playgrounds which we studied are under valorised like educative spaces. Being in mind the results we suggest some ideas, in order to improve the new playgrounds and to increase the conditions of security in those that we already have.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Área de Especialização dm Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança, apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Educação Pré-Escolar , Desenvolvimento das crianças , Tarouca (Portugal)
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