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Title: The spawns of creative behaviour: exploring the role of enrichment environments to foster creativity in team sports
Authors: Santos, Sara Diana Leal dos
Advisor: Leite, Nuno Miguel Correia
Sampaio, António Jaime da Eira
Keywords: Desporto
Diversificação
Prática estruturada
Aprendizagem diferencial
Comportamento exploratório
Pensamento divergente
Regularidade posicional
Issue Date: 28-Feb-2018
Abstract: A respetiva tese, teve como objetivo investigar a influência de contextos facilitadores no desenvolvimento da criatividade individual e coletiva, avaliada em situações ecológicas, e enquadrada nos pressupostos teóricos do Creativity Developmental Framework. Adicionalmente, esta tese apresentou novas orientações face aos instrumentos utilizados para a avaliação da criatividade em contexto de jogo, combinando dados provenientes da análise notacional com dados posicionais, permitindo assim, fornecer uma descrição detalhada acerca do potencial criativo de jovens jogadores. O Creativity Developmental Framework referenciado no artigo de revisão da literatura, sugere os pressupostos gerais que sustentam a criatividade numa perspetiva a longo prazo, contemplando as diretrizes que devem suportar as práticas dos treinadores e professores. Este artigo, identifica diversas fragilidades apresentadas pela literatura, tal como postula as abordagens mais apropriadas para promover a criatividade. Desta forma, a diversificação desportiva sustentada em atividades não estruturadas, pedagogias não lineares e pensamento divergente fomentam o comportamento criativo nos jogos desportivos coletivos, tal como foi evidenciado pelo programa Skills4Genius. Esta intervenção foi sustentada na etapa Explorer do Creativity Developmental Framework e demonstrou claramente um incremento do pensamento criativo, da performance motora, das ações técnico-táticas em jogo e favoreceu a regularidade posicional. Adicionalmente, os resultados indicaram que os participantes com um percurso diversificado incrementaram a sua performance motora e ações técnico-táticas, revelando assim, uma elevada adaptação e aprendizagem quando expostos a programas de treino sustentados na literacia física e aprendizagem diferencial. Pela primeira vez, a aprendizagem diferencial foi aplicada em situações de jogos reduzidos, emergindo como uma abordagem com bastante potencial para fomentar a criatividade, visto que, desenvolve as suas componentes (tentativas, versatilidade e originalidade), e diminuiu as ações falhadas durante o jogo. De salientar, que a variabilidade técnica facilita a regularidade em jogo, indicando assim, que a exploração individual é suportada em princípios posicionais coletivos. A natureza inovadora desta tese, providenciou resultados pioneiros face à importância de desenvolver envolvimentos que facilitam a emergência de comportamentos criativos.
Currently, there is a clear need for creativity in sports and it is urge to invest in programs that are intended to empower this predisposition during the lifespan. Therefore, this thesis aims to explore the influence of enrichment environments to develop in-game technical and tactical creativity in team sports, sharing the Creativity Developmental Framework as common background. The current thesis added further insights regarding to the creativity measurements tools, by combining both notational analysis with positional data to provide a more reliable description of the players’ creative predisposition. The Creativity Developmental Framework presented in the literature review, scrutinized the main assumptions that support a long-term development of creativity in team sports, which should be considered as preliminary guideline to support teachers and coaches’ practices. In this work, several literature gaps were identified, as well as, were postulated the best creative approaches. Nevertheless, the sports diversification sustained in unstructured activities, nonlinear pedagogies and divergent thinking nurture the creative behavior, as demonstrated by the Skills4Genius program. This training program was sustained in the explorer stage of the Creativity Developmental Framework, which lead to an increase in the divergent thinking, motor performance, in game technical-tactical skills and favored the positional regularity. In addition, thesis results indicated that a diversified path revealed a better adaptation and learning rates when exposed to training programs grounded on physical literacy and differential learning approaches. For the first time, the differential learning was embedded in small-sides games and emerged as a suitable approach to aid creativity in team sports, since it enhanced the creative components (attempts, versatility and originality) and decrease the fails during the game. Further, common results showed the technical variability as a facilitator of game regularity, indicating that the individual exploration is supported in positional collective principles. In conclusion, the thesis findings stressed the role of training programs to boost the creative behavior and also sustained the Creativity Developmental Framework assumptions. The innovative nature of this research provided insightful outcomes in this unexplored domain and might act as a starting point to understand how to nurture a creative environment, which is urgently required in sports domain.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10348/8326
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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