Estudo da forma aerodinâmica de um dirigível não tripulado

dc.contributor.advisorRibeiro, José Manuel Alvespt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Armando da Assunçãopt_PT
dc.contributor.authorMaria, Rafael Peraltapt_PT
dc.date.accessioned2020-04-03T14:22:59Z
dc.date.available2020-04-03T14:22:59Z
dc.date.embargolift2020-12-17
dc.date.issued2019-12-17
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânicapt_PT
dc.description.abstractUsou-se a dinâmica de fluidos computacional para investigar o comportamento de um dirigível para um número de Reynolds de 3,6 ×106 . As simulações foram realizadas com recurso ao software Ansys Fluent. Para resolver as equações de governo em regime permanente usou-se o modelo de turbulência k - w SST. É apresentada uma explicação de detalhada da construção geométrica dos modelos do dirigível, das malhas computacionais e da configuração das simulações realizadas para resolver o problema do escoamento em torno do dirigível. O perfil do dirigível tem como base um modelo N.P.L. (National Propulsion Laboratory) Standard airship model com uma relação diâmetro máximo/comprimento 0,25. Também foram estudados os efeitos do acoplamento de apêndices aerodinâmicos do tipo Mark-I. Determinaram-se os coeficientes aerodinâmicos de resistência, de sustentação e de momento, bem como os campos das velocidades, tendo como ponto de partida, a comparação com resultados disponíveis na literatura.pt_PT
dc.description.abstractThe aerodynamic coefficients of resistance, lift and momentum were determined, as well as the fields of velocities, starting from the comparison with available data in the literature computational fluid dynamics were used to investigate the behavior of an airship for a Reynolds of 3,6x106 . The simulations were performed using Ansys Fluent software. To solve the steady state governing equations was used the turbulent model SST k - w. A detailed explanation of the geometric construction of the airship models, the computational meshes and the simulation configuration used to solve the flow problem around the airship is presents. The airship model is based on N.P.L. (National Propulsion Laboratory) Standard airship model with a maximum diameter/length ratio 0.25. The effects of coupling of Mark-I aerodynamic profiles were also studied. The aerodynamic coefficients of resistance, lift and momentum were determined, as well as the fields of velocities, starting from the comparison with available data in the literaturept_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9764
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoed accesspt_PT
dc.titleEstudo da forma aerodinâmica de um dirigível não tripuladopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
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