Aprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCampos, Helena Maria Barros dept_PT
dc.contributor.authorMadureira, Ana Mafalda Borgespt_PT
dc.date.accessioned2019-03-06T16:25:01Z
dc.date.available2019-03-06T16:25:01Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.descriptionRelatório Final de Estágio de 2.º Ciclo em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Devido ao elevado nº, os apêndices não foram carregados no Repositóriopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, baseou-se na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Centro Escolar da Araucária e na Escola EB2/3 Diogo Cão, em Vila Real. Este relatório final de estágio tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da Aprendizagem Cooperativa em contexto escolar. Salientamos a relevância desta metodologia para a aquisição de competências sociais quando se trabalha em grupo, que tipos de grupo que se podem formar, em contexto escolar, e quais os critérios para a sua constituição. Destacamos os papéis que os alunos e o professor necessitam assumir para que ocorra, efetivamente, uma Aprendizagem Cooperativa e apresentamos diversas tarefas, nas quais esta metodologia foi implementada. Não esquecendo a avaliação, principalmente a formativa, definimos o importante conceito de feedback e apresentamos as suas principais características.pt_PT
dc.description.abstractThis Training Report, essential for obtaining a Master's in Teaching and Education of the 1st and 2 cycle of basic education, was based on the teaching practice carried out in Vila Real, in a basic school “Centro Escolar da Araucária”, and in a middle school “Escola EB2/3 Diogo Cão” in Vila Real. This final report is included in the area of mathematics education and we want to show the importance of the Cooperative Learning in a school context. We emphasize the relevance of this methodology for the acquisition of social competences when working in groups, what types of groups that can be formed in a school context, and what are the criteria for their constitution. We highlight the roles that the students and the teacher need to take in order to effectively take Cooperative Learning and present several tasks in which this methodology was implemented. Not forgetting the evaluation, especially the formative one, we defined the important feedback concept and presented its main characteristics.pt_PT
dc.identifier.tid202323749
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9112
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectAprendizagem Cooperativapt_PT
dc.subjectensino e aprendizagem da Matemáticapt_PT
dc.subjectfeedbackpt_PT
dc.subjectensino básicopt_PT
dc.titleAprendizagem Cooperativa no ensino e na aprendizagem da Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Dissertação.pdf
Tamanho:
1.78 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: