Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
dc.contributor.advisor | Chaves, Eduardo | |
dc.contributor.author | Marafão, Agostinho Jorge Assunção | |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T16:32:55Z | |
dc.date.available | 2013-10-07T16:32:55Z | |
dc.date.issued | 2013-10-07 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação | por |
dc.description.abstract | O objetivo geral do estudo consistiu em avaliar o impacto do programa de economia de fichas associado com o custo da resposta, sobre os comportamentos “fora da tarefa”, “distração”, “agitação” e “vocalização” de dois adolescentes diagnosticados com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para testar a igualdade das variâncias levamos a cabo a prova de Levene e, para testar a igualdade de médias utilizamos o t de Student. A significância das diferenças entre as médias foi altamente significativa (p < 0.0001) e reveladora da eficácia do tratamento para os dois participantes. Excecionalmente o participante dois no que respeita à categoria “vocalização” apesar da média de registos se situar no pré-teste em 3.66 e baixar na fase de pós-teste para uma média de 0.36 não evidenciou uma evolução significativa nesta variável (p = 0.059). Os procedimentos de ensino comportamentalista mostraram-se eficazes na modificação dos comportamentos dos dois sujeitos. Concluímos que a ação convergente dos programas comportamentalistas baseados no reforço e na punição são adequados na resolução dos comportamentos disruptivos e atencionais das crianças com PHDA em contexto da sala de aula. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study was to evaluate the impact of a token economy program associated to response cost for a set of behaviours (off-task, distraction, agitation, and vocalization) emitted by two adolescents officially diagnosed as suffering from Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Levene's test and Student's T test showed that the differences were statistically significant (p < 0.0001) revelling the intervention's efficacy in changing both participants' behaviours. It is concluded that behavioural programs anchored on the presentation and removal of reinforcing stimuli contingent to a response are efficacious in changing disruptive behaviours and attention problems in adolescents with ADHD in the classroom context. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10348/2768 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | open access | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Hiperatividade | por |
dc.subject | Distúrbio de défice de atenção | por |
dc.subject | Distração | por |
dc.subject | Agitação | por |
dc.subject | Vocalização | por |
dc.subject | Economia de fichas | por |
dc.subject | Custo da resposta | por |
dc.subject | Fora da tarefa | por |
dc.subject.udc | 376(043) | por |
dc.subject.udc | 159.952/.953(043) | por |
dc.subject.udc | 616.89-008.47/.48(043) | por |
dc.subject.udc | 159.922(043) | por |
dc.title | Procedimentos de intervenção comportamentalista em dois adolescentes com perturbação de hiperatividade e défice de atenção | por |
dc.type | master thesis | por |
dspace.entity.type | Publication | en |
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