Transporte Público em Territórios de Baixa Densidade - O Caso de Melgaço – Alto Minho

dc.contributor.advisorRamos, Luís Manuel Leite
dc.contributor.advisorSousa, Adriano
dc.contributor.authorDomingues, Alexandre Eduardo Duque
dc.date.accessioned2010-09-21T14:30:31Z
dc.date.available2010-09-21T14:30:31Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Civilpor
dc.description.abstractA problemática da mobilidade nos territórios de baixa densidade pode resumir-se ao ciclo vicioso da perda de população – perda de serviços – perda de transportes. Em geral estes territórios são caracterizados por uma procura reduzida e difusa que não pode ser satisfeita pelas soluções convencionais de transporte público. Este problema afecta hoje em dia grande parte dos territórios rurais europeus e nacionais, tendo sido objecto de diversas preocupações científicas e políticas visando a procura de soluções alternativas de transporte que garantam a equidade social e territorial às populações que residem e trabalham nesses territórios. Nesta dissertação procura-se compilar um conjunto de exemplos práticos de soluções alternativas de transporte implementadas em vários países da Europa. Os exemplos em questão assentam sobretudo, nos seguintes conceitos: transporte a pedido com circuitos e paragens predeterminados, transporte flexível com circuitos parcialmente predeterminados, incluindo desvios e paragens opcionais dentro do corredor (por pedido) e ainda transporte realizado por táxis colectivos. As soluções encontradas promovem a igualdade de oportunidades permitindo viajar de forma eficiente e sustentável. Com base nas metodologias de análise e nos modelos alternativos de transporte identificados foi possível estudar o caso concreto do concelho de Melgaço e desenvolver uma proposta consequente de um serviço adequado às necessidades de mobilidade mais prementes da população residente nas áreas rurais mais isoladas e periféricas do concelho.por
dc.description.abstractThe mobility issue in low density territories can be summarized as the vicious cycle of population loss – services loss – transport loss. Generally these areas are characterized by a diffuse and low demand that can not be satisfied by the solutions of conventional public transport. Today, the problem exists on Europe’s rural áreas and national, has been the subject of several scientific concerns and policies aimed at finding alternative forms of transport to ensure social and regional equity at the populations living and working in these territories. This dissertation seeks to find a set of practical examples of alternative transport solutions implemented in several countries in Europe. The examples in question are primarily, based on the following concepts: Transport on request with predetermined circuits and stops, Flexible Transport with partially predetermined circuits, including optional detours and stops within the corridor (on request) and also carriage by taxis. The solutions promote equal opportunities allowing travel in an efficient and sustainable way. Based on the analysis methods and models of alternative transport has been possible studing the municipality of Melgaço case and develop a proposal resulting from a service appropriate to the most pressing needs of mobility in more isolated county´s rural areas.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/346
dc.language.isopor
dc.rightsopen access
dc.subjectMobilidade Sustentávelpor
dc.subjectTransportes Públicospor
dc.subjectTerritórios de Baixa Densidadepor
dc.subjectMelgaçopor
dc.subjectSistemas Alternativos de Transportepor
dc.titleTransporte Público em Territórios de Baixa Densidade - O Caso de Melgaço – Alto Minhopor
dc.typemaster thesisen
dspace.entity.typePublicationen
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