O valor da marca “Turismo de Portugal”

dc.contributor.advisorCairrão, Álvaro Miguel da Costa
dc.contributor.authorCosta, Vânia Isabel Pereira da
dc.date.accessioned2017-06-21T11:36:54Z
dc.date.available2017-06-21T11:36:54Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicaçãopt
dc.description.abstractAs marcas vêm progressivamente assumindo uma presença inevitável no mundo da comunicação, nomeadamente da publicidade. A marca “Turismo de Portugal” tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade, inserindose aos poucos no universo das marcas mais prestigiadas a nível do turismo, sendo que em 2016, o “Turismo de Portugal”, arrecadou o prémio de Europe's Leading Tourist Board (Melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu) nos World Travel Awards. As marcas surgem como fator diferenciador para os consumidores na hora de decidir por um produto. A satisfação e o valor percebido pelo consumidor são essenciais para a continuidade das empresas e das suas marcas. Neste contexto, a presente investigação tem como principal objetivo aferir o valor da marca “Turismo de Portugal”, assente no modelo concetual de Brand Equity de Aaker (1998) e Keller (1993; 1998), tendo como principais parâmetros de análise a notoriedade da marca, qualidade percebida, lealdade à marca, associações à marca e personalidade da marca. Foi utilizada uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), tendo sido elaborados noventa questionário ao público, onde se verificou que esta marca tem notoriedade no mercado, e uma entrevista a três entidades ligadas ao turismo sobre a sua perceção presente e futura sobre o valor da marca “Turismo de Portugal”.pt
dc.description.abstractThe brands are progressively assuming an unavoidable presence in the world of communication, particularly in advertising. The brand "Turismo de Portugal" has been gaining an ever growing awareness, inserting it slowly into the universe of the most prestigious brands in terms of tourism, and in 2016, the “Turismo de Portugal”, scooped the award for Europe’s Leading Tourist Board in World Travel Awards. Brands appear as differentiating factor for consumers when it comes to deciding how to use a product. The satisfaction and perceived value by consumers are essential for the continuity of the business and their brands. In this context, this research has as main objective to measure the value of the brand "Turismo de Portugal", based on the concetual model of Brand Equity of Aaker (1998) and Keller (1993; 1998), having as main parameters of analysis the brand awareness, perceived quality, brand loyalty, brand associations and brand personality. A mixed methodology (qualitative and quantitative) was used. Nineteen questionnaires were prepared and handed out to the public. From these it was revealed that this brand has a reputation in the market. Furthermore, we did an interview with three entities involved with tourism, on their perceptions about the present and future value of the brand "Turismo de Portugal”.pt
dc.identifier.tid202034089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/7761
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectMarcapt
dc.subjectTurismo de Portugalpt
dc.subjectNotoriedadept
dc.subject.udc659.1(043)pt
dc.titleO valor da marca “Turismo de Portugal”pt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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