As redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?

dc.contributor.advisorAroso, Inês Mendes Moreirapt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Bruno Micael Costapt_PT
dc.date.accessioned2018-07-16T15:05:28Z
dc.date.available2018-07-16T15:05:28Z
dc.date.issued2018-02-14
dc.description.abstractO objeto de estudo desta investigação são as redes sociais como fontes de informação. O objetivo foi perceber se, de facto, as redes sociais são usadas como fontes de informação para a escrita de artigos noticiosos e de que forma é que estas estão a moldar a forma como a recolha de informação é realizada. Esta investigação analisou o um total de 628 partilhas realizadas nas páginas dos OCS (Órgãos de Comunicação Social) portugueses Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, Público, Sábado, Blitz e Lux e dos OCS estrangeiros BFM TV e Canal 24 Horas na rede social Facebook entre dos dias 25 e 30 de setembro de 2017. As partilhas foram classificadas de forma temática e se a fonte era ou não uma rede social, para além de outros aspetos como o número de partilhas, reações e comentários. Percebeu-se que o número de partilhas cujos artigos têm como fonte uma rede social tem um valor residual no manancial de informação que os OCS analisados oferecem, mas não deixa de ser preocupante que os jornalistas recorram apenas e só às redes sociais para escrita de alguns temas.pt_PT
dc.description.abstractThe study object of this investigation are the social networks as sources. The main objective was to perceive if social networks are used, in fact, as sources of information to write news articles and in what way these networks are changing the way how the information collection is carried out. This research analysed a total of 628 shares made in the pages of Portuguese media like Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Expresso, Público, Sábado, Blitz and Lux and foreign media like BFM TV and Canal 24 Horas, in Facebook between September 25th and September 30th 2007. All links were classified by theme and if the source was a social network, besides other aspects like the number of shares, reactions and comments. The conclusion is that the number of shares whose articles had as source a social network have a residual value in the elevated number of the analysed offer of media. However, it’s worrying that journalists use only social networks to write about some areas.pt_PT
dc.identifier.tid202324133
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8525
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectredes sociaispt_PT
dc.subjectjornalismopt_PT
dc.titleAs redes sociais e a comunicação social: as redes moldam os media?pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Dissertação.pdf
Tamanho:
1.79 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: