Ensino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadores

dc.contributor.advisorAranha, Ágata Cristina Marques
dc.contributor.authorGonçalves, Bruno Alberto Matos
dc.date.accessioned2011-09-30T15:38:33Z
dc.date.available2011-09-30T15:38:33Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de Mestrado em ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractAs Escolas Profissionais (EP´s) iniciaram o seu Projecto Educativo em Portugal, no ano de 1989, e têm desempenhado um papel fundamental na educação e formação dos jovens, que concluem o 9º ano e pretendem enveredar por uma via profissionalizante. Deste modo, o nosso estudo pretende perceber o que leva os alunos a frequentar o ensino profissional. Para isso foi aplicado a todos os sujeitos da amostra, dois questionários, adaptados por nós, que visa verificar o diagnóstico de expectativas dos formandos e a qualidade de formação e desempenho dos formadores. A procura do Ensino Profissional, ano após ano, por parte de formandos mais jovens, significa que o ensino profissional é encarado como uma possibilidade de estudo e de estruturação futura da trajectória pessoal e formativa. A procura da excelência nas escolas é uma preocupação de longa data, uma vez que, a estas compete a formação das mulheres e homens de amanhã, e dos conhecimentos e competências destes, depende em muito, o futuro desenvolvimento do país. Assim sendo, a principal finalidade desta avaliação é proporcionar elementos de reflexão que possam ser utilizados a nível interno para a (re) construção dos seus “olhares” sobre a formação no sentido de elevar, ainda mais, a qualidade da mesma e atingir os níveis de sucesso desejados.por
dc.description.abstractThe Vocational Schools have started their Educational Project in 1989 and they have played an important role in education and training of young people who complete the ninth grade and want to follow a vocational road. This way, our study pretends to understand the reason why our students attend Vocational Schools. To obtain that answer, it has been applied to all sampled individuals, two questionnaires, adapted by us, which aims to verify the students’ expectations and the performance and training of the vocational teacher. The increasing search for vocational education, year after year, by younger students, means that the vocational teaching is seen as a study opportunity and as a way of structuring their personal and academic course in the future. The continuous search for excellence in schools has always been a major concern, since it is their responsibility training the women and men of tomorrow, because the future development of our country depends on their knowledge and abilities. Therefore, the main purpose of this assessment is to provide elements of reflection that can be used to “re”build the way of looking upon training to further enhance quality and achieve the desired success levels.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/624
dc.language.isoporpor
dc.rightsopen accessp
dc.subjectEnsino Profissionalpor
dc.subjectExpectativas Formandospor
dc.subjectAvaliação Desempenho dos formadorespor
dc.subjectVocational Education
dc.subjectStudents’ expectations
dc.subjectPerformance and training of the vocational teachers
dc.titleEnsino Profissional: Expectativas dos Novos Alunos e Avaliação do Desempenho dos Formadorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
MsC_bamgoncalves.pdf
Tamanho:
1.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format