A motivação como fator primordial na aprendizagem da matemática

dc.contributor.advisorCampos, Helena Maria Barros Dept_PT
dc.contributor.authorMoreira, Vânia Patrícia Matospt_PT
dc.date.accessioned2018-11-29T11:53:19Z
dc.date.available2018-11-29T11:53:19Z
dc.date.issued2018-09-05
dc.descriptionRelatório Final de Estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractOs alunos precisam de se sentir motivados para a matemática, para que o seu aproveitamento seja o melhor possível. No entanto, também o professor precisa de motivação para lecionar. A motivação tem de surgir do professor para que durante a sua prática profissional este consiga proporcionar aos seus alunos atividades interessantes e que os motive para a aprendizagem. Para aferir a disposição dos alunos para a aprendizagem implementou-se um inquérito por questionário em duas fases. Num pré-teste verificou-se se os alnos estavam motivados para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Após desenvolver em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) atividades mais centradas no aluno e na maioria jogos, questionou-se (pós-teste) novamente os alunos sobre a sua motivação para aprender. Este relatório final de estágio baseia-se em autores de referência, relativamente ao tema da motivação, e contextualiza e descreve as atividades implementadas durante a PES, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho, reflete-se sobre as atividades que poderão motivar o aluno, e acima de tudo, do que se trata a motivação, sobretudo na área da matemática e qual o papel do professor neste âmbito. Este trabalho constituiu uma fonte de aprendizagem e de reflexão, sobre o trabalho realizado durante a PES e permitiu pensar em estratégias que ajudarão a motivar os alunos para aprender mais e melhorpt_PT
dc.description.abstractIt is important for students to feel motivated when studying mathematics, in order to that their school achievement could be the best it can be. However, the teacher needs motivation to teach. With that said, motivation has to come from the teacher so that during his professional practice he can provide interesting and motivational learning activities to his students. To take notice of the students will to learn it was implemented an inquiry divided by two parts. Firstly in a pre-test we verified if the students were motivated to study mathematical concepts. After developing, under a Supervised Teaching Practice (STP), a number of activities focused in the student and in a variety of games, the students where once again questioned about their motivation to learn. This ending internship report draws knowledge from renowned authors, regarding the topic of motivation, putting into context and describing the activities implemented during the STP, not only in a context of Pre-School teaching practices but also in Primary School. This way it was possible to reflect about the activities that may motivate the student, and most importantly what motivation truly means, especially in the field of mathematics and what is the teacher’s role in this context. This work was a reflection and a learning experience about all the tasks that were implemented during the STP, and developed the capacity to know and apply a handful of strategies that will help motivate the students to learn more and better.pt_PT
dc.identifier.tid202326918
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8931
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino do 1.º CEBpt_PT
dc.subjectJogospt_PT
dc.titleA motivação como fator primordial na aprendizagem da matemáticapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Vânia Moreira.pdf
Tamanho:
1.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: