Neurodesenvolvimento e problemas de temperamento em crianças com idade pré-escolar

dc.contributor.advisorBarroso, Ricardo Nuno Serralheiro Gonçalvespt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Raquelpt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Marcela Cristiana Pereirapt_PT
dc.date.accessioned2018-10-03T10:50:25Z
dc.date.available2018-10-03T10:50:25Z
dc.date.issued2018-07-05
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo descrever o neurodesenvolvimento em crianças com idade pré-escolar e tentar compreender o impacto dos fatores ambientais (e.g., escolaridade dos pais, tipo de habitação, local de residência e se vive com os dois pais ou não) no desenvolvimento/performance da criança. Participaram no estudo 264 crianças (114 do sexo feminino e 150 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e o teste psicológico Developmental Neuropsychological Assessment (NEPSY-II). Os resultados sugerem que a grande maioria das crianças alcançaram uma performance expectável para a idade em todas as dimensões estudadas (atenção e o funcionamento executivo, linguagem, memória e aprendizagem, funcionamento sensoriomotor e processamento visuoespacial). No que diz respeito aos fatores associados à performance, verificou-se que diferentes fatores se associam a diferentes competências cognitivas, sendo que os fatores com maior relevância são a escolaridade da mãe, o tipo de habitação e o local de residência.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to describe the neurodevelopment in preschool children and try to understand the impact of environmental factors (e.g., parental schooling, type of housing, place of residence and whether or not living with both parents) in the development / performance of the child. A total of 264 children (114 females and 150 males) aged between 3 and 6 years were enrolled in the study. A sociodemographic questionnaire and the Developmental Neuropsychological Assessment (NEPSYII) were used. The results suggest that the great majority of children achieved an expected performance for age in all dimensions studied (attention and executive functioning, language, memory and learning, sensorimotor functioning and visuospatial processing). Regarding factors associated with performance, it was verified that different factors are associated to different cognitive competences, and the factors with greater relevance are the mother's schooling, the type of housing and the place of residence.pt_PT
dc.identifier.tid202325733
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8761
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectNeurodesenvolvimentopt_PT
dc.subjectAtençãopt_PT
dc.subjectFuncionamento Executivopt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectMemóriapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFuncionamento Sensoriomotor, Processamento Visuoespacialpt_PT
dc.subjectFatores Ambientaispt_PT
dc.titleNeurodesenvolvimento e problemas de temperamento em crianças com idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Neurodesenvolvimento e Problemas de Temperamento em Crianças com Idade Pré-Escolar.pdf
Tamanho:
1.9 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: