Adolescentes Institucionalizados e em Família: auto-conceito, auto-estima e desempenho escolar

dc.contributor.advisorCosta, José Gomes da
dc.contributor.advisorCosta, Raquel
dc.contributor.authorMachado, Manuela Carvas
dc.date.accessioned2013-07-03T10:54:25Z
dc.date.available2013-07-03T10:54:25Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educaçãopor
dc.description.abstractA institucionalização é uma temática à qual tem sido dada atenção nos últimos anos, porque o acolhimento institucional sem o apoio familiar adequado é uma das medidas de colocação mais visível em Portugal. Este trabalho procura perceber se existem diferenças entre os adolescentes institucionalizados e os não institucionalizados no auto-conceito, auto-estima e desempenho escolar. Este artigo de natureza teórica permitiu constatar que grande maioria dos estudos realça resultados mais negativos para os adolescentes institucionalizados nestas três variáveis. No que concerne à variável auto-conceito e auto-estima os adolescentes institucionalizados apresentam níveis mais baixos. De igual modo, no domínio escolar os adolescentes institucionalizados demonstram um pior desempenho escolar que se reflete em notas escolares mais baixas e taxas mais elevadas de reprovações.por
dc.description.abstractInstitutionalization is a theme to which attention has been paid in recent years, because the institutional host without adequate family support is one of the most visible placement measures in Portugal. This paper attempts to understand if there are differences among institutionalized adolescents and non institutionalized in the self-concept, self-esteem and school performance. This article of theoretical nature provides to realize that the majority of studies highlight more negative results for institutionalized adolescents in these three variables. Regarding the variable self-concept and self-esteem the institutionalized adolescents present lower levels. In the same way, in the school domain institutionalized adolescentes demonstrate a poorer school performance which is reflected in lower grades and higher rates of failures.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/2514
dc.language.isoporpor
dc.rightsopen accesspor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectAuto-conceitopor
dc.subjectAuto-estimapor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.titleAdolescentes Institucionalizados e em Família: auto-conceito, auto-estima e desempenho escolarpor
dc.typebachelor thesispor
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
msc_mcmachado.pdf
Tamanho:
1.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format