Jogos reduzidos em basquetebol: manipulação do número de faltas defensivas e o comportamento defensivo: avaliação das modificações comportamentais e do conhecimento dos atletas

dc.contributor.advisorLeite, Nuno Miguel Correia
dc.contributor.advisorLopez Ros, Victor
dc.contributor.authorArede, Jorge Filipe de Lima
dc.date.accessioned2017-02-17T14:34:52Z
dc.date.available2017-02-17T14:34:52Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, Especialização em Jogos Desportivos Colectivospt
dc.description.abstractO objetivo deste estudo consistiu em avaliar as modificações comportamentais e o conhecimento dos atletas, em jogos reduzidos com manipulação do número de faltas defensivas e do comportamento defensivo. A amostra do estudo foi constituída por 6 jogadoras de Basquetebol, do escalão sub-19 e de nível regional (experiência média = 5.17±1,33 anos). Foram realizadas 8 sessões, implicando situações de 3x3 meio-campo (4 séries de 4 minutos, com 2 minutos de intervalo e 12 segundos de ataque). Pontualmente, no intervalo entre repetições, foi realizado questionamento direcionado ao processo defensivo. Foi utilizada análise notacional através do software Longomatch® para registar as ações técnico-táticas e do final de posse de bola. Os dados foram analisados através do software SPSS®. As interações investigador-atleta foram analisadas através da análise de conteúdo e com recurso ao software NVivo®. A equipa defensora realizou uma quantidade significativamente mais elevada de trocas defensivas (saltar e trocar) (U = 17036, p <.05) no cenário 2 (0 faltas coletivas) e um número superior de fintas defensivas no cenário 1 (5 faltas coletivas). A análise das respostas das atletas permitiu compreender que existem diferentes processos cognitivos implicados na mesma tomada de decisão. As jogadoras apresentaram um conhecimento mais diversificado relativamente a aspetos micro de nível do jogo (defesa do jogador com bola). A manipulação dos constrangimentos da tarefa per se não foi suficiente para despoletar a emergência de comportamentos desejados (por exemplo, realização de faltas táticas em cenários favoráveis). O questionamento permitiu compreender o impacto interno dos cenários apresentados, demonstrando ser um auxiliar robusto para construção, controlo e avaliação dos exercícios de treino, podendo contribuir para a individualização do processo ensino-aprendizagem.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate the behavioural changes and knowledge of the athletes in small-sided games when manipulating the number of defensive fouls and defensive behaviour. The study sample consisted in 6 female basketball players of under-19 and regional level team (average experience = 5.17 ± 1.33 years). Eight sessions were performed, involving 3x3 half-court situations (4 sets of 4 minutes, with 2 minutes of rest between sets and 12 seconds of ball possession). Punctually, in the interval between repetitions some questions were asked about the defensive process. It was used notational analysis by Longomatch® software to record technical and tactical actions and the final ball possession. Data was analysed using SPSS software. The investigator-athlete interactions were analysed by content analysis through NVivo® software. The defending team performed significantly more defensive switches (jump and switch) (U = 17036, p <.05) in scenario 2 (0 team fouls) and a higher number of defensive fakes in scenario 1 (5 team fouls). The analysis of athletes’ responses provided the information that there are different cognitive processes involved in the same decision-making. The players revealed a more diversified knowledge with respect to micro-level game aspects (defender of ball player). The manipulation of the task constraints per se was not sufficient to facilitate the emergence of desired behaviours (e.g., realize tactical fouls in favourable scenarios). Questioning clarified the internal load of the scenarios, proving to be a robust auxiliary for design, monitoring and evaluating of training task and is able to contribute to the individualization of the teaching-learning process.pt
dc.identifier.tid201979438
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/7314
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectBasquetebolpt
dc.subjectDefesapt
dc.subjectPedagogiapt
dc.subjectAnálise da performancept
dc.subjectVerbalizaçãopt
dc.subjectCarga externa-internapt
dc.subject.udc796.32.015(043)pt
dc.subject.udc371.38(043)pt
dc.titleJogos reduzidos em basquetebol: manipulação do número de faltas defensivas e o comportamento defensivo: avaliação das modificações comportamentais e do conhecimento dos atletaspt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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