Construção de uma interface 3D para ambientes de interacção social

dc.contributor.advisorFonseca, Benjamim
dc.contributor.advisorParedes, Hugo
dc.contributor.authorGuerra, Ana Paula Alves
dc.date.accessioned2010-08-16T10:49:39Z
dc.date.available2010-08-16T10:49:39Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédiapor
dc.description.abstractNas últimas décadas houve uma grande evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, o que permitiu à Sociedade actual a sua utilização aos mais diversos níveis e nas mais variadas áreas. Esta evolução permitiu também a criação dos chamados ambientes de interacção social nos quais diferentes utilizadores com diferentes características interagem entre si originando comunidades com diversos fins e criando relações que vão desde as mais afastadas até as mais chegadas. Um dos factores de sucesso desses ambientes, tal como de todas as aplicações, é a sua interface, uma vez que é esta quem serve de elo de ligação entre o utilizador e a aplicação servindo de intermediário entre os diversos utilizadores. Dependendo da forma de apresentação das funcionalidades e do número de avisos apresentados ao utilizador, este irá sentir que tem mais ou menos poder dentro da aplicação, sendo que quanto menor for a sua sensação de independência, maior será o seu à vontade dentro da aplicação e consequentemente maior será a sua utilização. Assim, quando se produz uma interface será necessário ter em conta diversos factores tecnológicos, como por exemplo as capacidades da tecnologia escolhida ou as funcionalidades aí presentes, mas também vários factores sociais, como as características do público-alvo ou o objectivo da comunidade virtual. Esta dissertação tem como principal objectivo definir uma interface 3D para um ambiente de interacção social tendo em conta as características e preferências do público-alvo, as necessidades de interacção entre utilizadores e também a sua necessidade de independência dentro do ambiente.por
dc.description.abstractIn the last decades there was a great evolution in Information and Communication Technologies, which allowed the society to use it in many different levels and in various areas. This development has also contributed to the creation of interaction environments in which different users with different characteristics interact with each other resulting in communities with diverse purposes and that establish several kinds of relationships. An important success factor for virtual environments, as in all applications, is its user interface, since it exposes the virtual environment functionalities and intermediates the communication among users. Depending on how the functionalities are exposed to the user and how he/she is advised on what is allowed to do, the user will feel more or less power in the application. The lower sense of independence, the higher his/her willingness within the application and consequently higher will be its use. When aiming to create an interface one must take into account various technological factors, such as the capabilities of the technology or the features exhibited, but also various social factors, such as the characteristics of the audience or the purpose of the virtual community. This thesis aims to create a 3D interface to a virtual environment, taking into account the characteristics and preferences of the audience, the needs for interaction between users and also their need for independence within the environment.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/146
dc.language.isopor
dc.rightsrestricted access
dc.subjectInteracção socialpor
dc.subjectInterface com o utilizadorpor
dc.subjectAmbiente virtualpor
dc.subject.udc004.5
dc.titleConstrução de uma interface 3D para ambientes de interacção socialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublicationen
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