O ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCoelho, Sonia Catarina Gomespt_PT
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Raquel Pereirapt_PT
dc.date.accessioned2019-06-19T11:27:50Z
dc.date.available2019-06-19T11:27:50Z
dc.date.issued2019-05-02
dc.descriptionRelatório Final de Estágio para a obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensinopt_PT
dc.description.abstractA realização do presente trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos contextos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Do mesmo modo, tendo em conta a importância que o ensino da gramática assume nas aulas de Português, com este relatório visa-se também refletir sobre esta temática. Assim, a primeira parte do relatório é constituída pelo enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português. Desta forma, nesta parte reflete-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos Programas de Português no Ensino Básico, apresentando-se, para finalizar, algumas sugestões de propostas didáticas que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais de uma forma mais motivadora. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta segunda parte é constituída pela caracterização do meio e das instituições e pela descrição das minhas responsabilizações durante o estágio.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of the present work is to describe and reflect on the Supervised Teaching Practice carried out in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. In the same way, given the importance of grammar teaching in Portuguese classes, this report also aims to reflect on this theme. Thus, the first part of the report is constituted by the theoretical framework subordinated to the thematic of the approach of grammatical contents in the Portuguese class. This way, in this part it is reflected on the definition of grammar, the types of existing grammar, the role of the teacher with regard to the approach of grammatical contents, the grammar in the Portuguese Programs in Basic Education, presenting, to finalize , some suggestions of didactic proposals that can be made in the classroom to approach grammatical contents in a more motivating way. The second part of this report describes the supervised teaching practice carried out under the first and second cycles of Basic Education. This second part consists of the characterization of the environment and institutions and the description of my responsibilities during the internship.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9351
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectEnsino da gramáticapt_PT
dc.subjectalunopt_PT
dc.subjectprofessorpt_PT
dc.subjectatividades didáticaspt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.titleO ensino da gramática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Ana Raquel Pereira Ribeiro.pdf
Tamanho:
2.74 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: