Laboratórios virtuais no ensino da física e da química

dc.contributor.advisorCravino, José Paulo Cerdeira Cleto
dc.contributor.authorGuedes, Sandra Paula Silva
dc.date.accessioned2013-05-28T14:16:56Z
dc.date.available2013-05-28T14:16:56Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO elevado insucesso na aprendizagem da Física e da Química, nos vários níveis de ensino, mostra as dificuldades que os alunos encontram na compreensão dos conceitos nestas áreas. Uma das razões de insucesso na aprendizagem destas áreas curriculares disciplinares, deve-se ao facto de envolver conceitos abstractos e contra-intuitivos. Daí a necessidade de recorrer a métodos diferentes dos tradicionais, como os Laboratórios Virtuais (LVs), para procurar melhorar a aprendizagem de conceitos de Física e de Química. Mais do que um estudo sobre os LVs, este trabalho pretende ser uma avaliação da opinião dos professores sobre o que eles conhecem dos LVs, as carências e dificuldades encontradas na sua utilização e o impacto que os LVs podem ter nos processos de ensino e de aprendizagem de Física e de Química. Estes resultados podem contribuir, em futuros trabalhos de investigação, para a melhoria das ferramentas e dos processos de ensino e de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe high failure rate in the learning of physics and chemistry, at various levels of education, shows clearly the difficulties that students encounter in understanding the concepts in these areas. One of the reasons of failure in learning these school subjects is the fact that they involve abstract and counter-intuitive concepts. Hence the need to use methods different from the traditional ones, such as Virtual Laboratories (VLs), to attempt to improve the learning of Physics and Chemistry concepts. More than a study about Virtual Laboratories, this work aims to evaluate teachers’ opinions about what they know about VLs, the shortages and difficulties found in their use and the impact that VLs can have in the processes of teaching and learning Physics and Chemistry. These results may contribute, in future research works, to the improvement of the tools and processes of teaching and learning.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/2455
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestricted accesspor
dc.subjectLaboratórios Virtuaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectRecursos Multimédiapor
dc.titleLaboratórios virtuais no ensino da física e da químicapor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Nome:
msc_spsguedes.pdf
Tamanho:
286.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format