As contagens no desenvolvimento dos algoritmos das quatro operações elementares em matemática

dc.contributor.advisorCampos, Helena Maria Barros de
dc.contributor.authorCruz, Diana Paula de Castro
dc.date.accessioned2016-11-16T14:49:38Z
dc.date.available2016-11-16T14:49:38Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente relatório temático centra-se, essencialmente, no processo ensino e aprendizagem das crianças, durante o seu percurso na Educação Pré-Escolar e mais tarde no 1.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito da Matemática. Durante a fase da Educação Pré-Escolar as crianças começam a desenvolver o sentido do número, nomeadamente as contagens, a correspondência número-quantidade e o cálculo mental, no que diz respeito ao Domínio da Matemática. Mais tarde, com cinco/seis anos de idade as crianças ingressam no 1.º Ciclo do Ensino Básico, dando continuidade às aprendizagens realizadas anteriormente. Os alunos, antes de estudarem a estratégia do algoritmo para as quatro operações elementares, relativamente à área da Matemática, aprendem a adicionar, subtrair, multiplicar e dividir, usando estratégias de cálculo mental ou retas numéricas. Só aprendem a efetuar tais operações matemáticas com a estratégia de um algoritmo a partir do 3.º Ano do Ensino Básico. Abordamos também os modelos de ensino aplicados pela Educadora e Professora Cooperante, sobre a planificação e avaliação e, ainda, sobre as atividades realizadas em contexto de sala de aula. Também descrevemos outras atividades passíveis de serem realizadas em sala de aula. Apresentamos neste relatório o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionado nos contextos de Estágio I e Estágio II, relativamente à relevância das contagens no ensino aprendizagem dos algoritmos das quatro operações elementares, para o que alicerçamos as nossas opções em autores de referência.pt
dc.description.abstractThis thematic report is essentially centered on children’s teaching-learning process during nursery school and primary school as far as Mathematics is concerned. During nursery school, children start understanding the numbers, namely by counting, by doing number-quantity correspondence and by performing mental calculation. Later on, five/six-year-old children enter primary school and continue this process of learning. Before students learn the algorithm strategy for the four mathematical operations, as far as Mathematics is concerned, they learn how to add, subtract, multiply and divide by using mental calculation strategies or numerical lines. They only learn these mathematical operations with an algorithm strategy in the 3rd grade. We also approach the teaching models used by the nursery teacher and the primary school teacher, as far as lesson plans, evaluation and classroom activities are concerned. Nevertheless, we also describe other activities that can be performed in the classroom. In this report we present the work developed during the Supervised Teaching Practice within Teacher Training I and Teacher Training II, concerning the relevance of counting in the teaching and learning of the four basic operations algorithms, having based our options on reference authors.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/6837
dc.language.isoporpt
dc.rightsrestricted accesspt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectEnsino/aprendizagempt
dc.subjectAlgoritmospt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt
dc.subject.udc371.3(043)pt
dc.subject.udc519.25(043)pt
dc.subject.udc37.013(043)pt
dc.titleAs contagens no desenvolvimento dos algoritmos das quatro operações elementares em matemáticapt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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