O jogo como recurso didático na aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorAires, Ana Paula Florênciopt_PT
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Alexandra Domingues dapt_PT
dc.date.accessioned2020-06-05T09:46:09Z
dc.date.available2020-06-05T09:46:09Z
dc.date.issued2019-12-16
dc.descriptionDissertação de Mestrado para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade descrever e refletir sobre a minha intervenção, referente à Prática de Ensino Supervisionada em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha do tema foco deste trabalho recaiu sobre o jogo como recurso didático na aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo os jogos como ponto de partida, procurou-se explorar, não só, competências transversais aos diferentes temas matemáticos, como também conexões com outras áreas do currículo. Deu-se particular atenção aos materiais utilizados, à motivação, à cooperação e à comunicação. As tarefas implementadas parecem evidenciar um grande potencial didático da prática do jogo na sala de aula. Além disso, a componente lúdica associada ao jogo parece ter um papel importante em várias vertentes, das quais salientamos, a promoção das aprendizagens que as crianças realizam, o incentivo ao desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática, o estabelecimento de pontes de ligação entre as diferentes áreas e domínios do currículo, apelando à interdisciplinaridade, e o desenvolvimento da autonomia.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to describe and reflect on my intervention regarding the Supervised Teaching Practice in the context of the 1st Cycle of Basic Education. The choice of the focus theme of this work fell on the game as didactic resource in the learning of mathematics in the 1st Cycle of Basic Education. With games as a starting point, we tried to explore not only transversal competences to different mathematical themes, but also connections with other areas of the curriculum. Particular attention was paid to materials used, motivation, cooperation and communication. The tasks implemented seem to show a great didactic potential of the practice of the game in the classroom. In addition, the ludic component associated with the game seems to play an important role in several aspects, of which we highlight the promotion of children's learning, the encouragement of the development of reasoning and mathematical communication, the establishment of bridges between the different areas and domains of the curriculum, appealing to interdisciplinarity, and the development of autonomy.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9939
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectJogoaprendizagempt_PT
dc.titleO jogo como recurso didático na aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
Vanessa Alexandra Domingues da SIlva nº59021 O jogo como recurso didático na aprendizagem da matemática.pdf
Tamanho:
2.57 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: