Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10377
Title: O texto literário como meta e subsídio no ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: Uma experiência de ensino no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Fernandes, Rui Miguel Cardoso
Advisor: Soares, Maria Luisa de Castro
Keywords: literatura para crianças e jovens
texto literário
Issue Date: 9-Jun-2020
Abstract: A realização deste relatório de estágio tem como propósito alertar a população para a importância da literatura para a infância como meta (o estudo per se) e subsídio para outras áreas curriculares no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, permitindo às crianças uma melhor compreensão da sociedade, da sua cultura e do mundo em geral. Num primeiro momento realiza-se uma reflexão sobre alguns conceitos inerentes ao texto literário direcionado para a infância e a juventude, de modo a esclarecer o papel fundamental que tem vindo a desempenhar ao longo da história, para a aprendizagem educativa e para o desenvolvimento social e cultural da criança. Seguidamente, após a seleção de alguns textos de potencial receção para a infância e juventude faz-se uma abordagem científica, através de análises semióticas e temático-simbólicas, demonstrando-se, assim, as suas múltiplas possibilidades de abordagem em contexto educativo. Por fim, aplicam-se os textos selecionados em contexto educativo, concluindo-se com os resultados da prática de ensino supervisionada.
The purpose of this internship report is to alert the population to the importance of literature for childhood as a goal (the study per se) and subsidy for other curricular areas in the 1st and 2nd cycle of basic education, allowing children a better understanding of society, its culture and the world at large. At first, a reflection is given on some concepts inherent in the literary text directed to childhood and youth, in order to clarify its fundamental role that has been playing throughout history, for educational learning and for social and cultural development. Then, after selecting some texts of potential reception for childhood and youth, a scientific approach is made through semiotic and thematic-symbolic analyzes, thus demonstrating their multiple possibilities of approach in the educational context. Finally, apply the selected texts in educational context, concluding with the results of supervised teaching practice.
Description: Dissertação de Mestrado, elaborada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2. ° CEB
URI: http://hdl.handle.net/10348/10377
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DLAC - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Rui Miguel Cardoso Fernandes.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Val Rui Miguel Cardoso Fernandes.pdf
  Restricted Access
815,71 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Dec Rui Miguel Cardoso Fernandes.pdf
  Restricted Access
1,15 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.