O Assistente Social no contexto escolar em territórios de baixa densidade: Uma abordagem crítica à intervenção no âmbito do combate ao insucesso escolar

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A investigação levada a cabo remete para os debates e produção científica que o Serviço Social tem desenvolvido sobre a intervenção em contextos educativos e, em particular, na intervenção no âmbito da educação formal escolar. Assim, assume-se como subjacente a esta abordagem, os aspetos produzidos a partir do campo do Assistente Social no que respeita à componente da mediação e intervenção em parceria com a comunidade educativa e toda a multidisciplinariedade de competências e saberes dos parceiros que a integram, tendo em vista a construção e promoção de um clima escolar favorável ao processo de aprendizagem e formação do aluno e, consequentemente, o combate ao insucesso escolar. Procurar-se-á posicionar as intervenções desenvolvidas pelo Serviço Social, integrado na equipa multidisciplinar no contexto escola. Considerando a intervenção social no território, tendo em conta as especificidades dos alunos, assim como a prevenção de situações de abandono e absentismo escolar. Trabalhar o Serviço Social em prol dos alunos sinalizados com o intuito de articular com os profissionais e comunidade escolar para labutar as problemáticas. O objetivo desta investigação é conhecer a prática do Assistente Social e a sua intervenção no combate ao insucesso escolar, tendo como unidade de análise um Agrupamento de Escolas num território de baixa densidade, no qual se encontra a ser desenvolvido o projeto “Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)”. Este projeto, no qual me encontro inserido e a desenvolver a função de assistente social, tornou-se um verdadeiro passaporte para a investigação a realizar.
The present research revolves around the debates and scientific production in Social Work regarding the practice in educational contexts, particularly, in formal school environments. Underlying this approach, special attention is devoted to the components of mediation and intervention in partnership with the educational community as well as the Social Work skills and multidisciplinary knowledge-based needed to build a better school environment, fundamental to promote the students’ learning and training processes and, consequently, combating school failure. We will try to position the interventions developed by the Social Service, integrated in the multidisciplinary team in the school context. Considering the social intervention in the territory and considering the specificities of the students, as well as the prevention of situations of school abandonment and absenteeism. Work the Social Service on behalf of the students signaled to articulate with the professionals and the school community to address the issues. The main objective of this investigation is to learn about the practice of the Social Worker and his intervention in combating school failure, having as unit of analysis a School cluster in a low-density territory. A project meant to prevent school failure implemented in that School cluster, entitled “Integrated and Innovative Plans to Combat School Failure” (PIICIE), in which the researcher works as a practitioner, will be analyzed.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Serviço Social
Palavras-chave
Serviço Social Escolar , Comunidade Educativa
Citação