As TIC no Ensino Profissional: a utilização da plataforma MIT APP inventor no processo de ensino de programação

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório pretende espelhar de forma abrangente e fundamentada, a prática de ensino supervisionada (PES) que decorreu no Curso Técnico de Multimédia, no Ensino Profissional, do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real. Nunca como hoje, se falou tanto de tecnologia e do seu uso no ensino, de como podemos transmitir conhecimento ou simplesmente comunicar. Cabe ao professor reunir as competências em todas as tecnologias ao seu dispor para experimentar e escolher, em cada momento, a que lhe parece mais eficaz para os objetivos a que se propõe. Uma maior aposta no uso das tecnologias no ensino é já, há muito, defendida por diversos autores, que mostraram as suas vantagens e de certa forma ajudaram a preparar o futuro, que é hoje. Os cursos profissionais de informática estudam e utilizam diversas vertentes da tecnologia, inclusive a tecnologia móvel, com a utilização de smartphones para o estudo de programação. A plataforma MIT App Inventor possibilita a criação de aplicações móveis, de forma intuitiva e que podem ser testadas em contexto de sala de aula. Neste sentido, desenvolveu-se um plano de trabalho, no âmbito da disciplina – Técnicas de Multimédia – visando identificar através de investigação, as vantagens da utilização da linguagem visual no ensino de programação e consequente utilização do
This report aims to reflect in a comprehensive and reasoned way, the supervised teaching practice (PES) that took place in the Multimedia Technical Course, in Professional Education, of the Morgado de Mateus School Group, in Vila Real. Never has there been so much talk about technology and its use in teaching, how we can transmit knowledge or simply communicate. It is up to the teacher to gather the skills in all the technologies at his disposal to experiment and choose, at each moment, the one that seems most effective for the objectives he proposes. A greater focus on the use of technologies in education has long been advocated by several authors, who have shown their advantages and, in a way, helped to prepare the future, which is today. Professional computer courses study and use various aspects of technology, including mobile technology, with the use of smartphones for the study of programming. The MIT App Inventor platform enables the creation of mobile applications, intuitively and that can be tested in the classroom. In this sense, a work plan was developed, within the scope of the discipline - Multimedia Techniques - aiming to identify through research, the advantages of using visual language in the teaching of programming and the consequent use of the smartphone for viewing the results, in the courses computer professionals.
Descrição
Relatório Dissertativo elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática
Palavras-chave
MIT App Inventor , Smartphone
Citação