Dispositivos Móveis: Programação por Blocos (Plataforma MIT APP Inventor)

Data
2021-05-12
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório de estágio visa apresentar a descrição da prática de ensino supervisionada no ensino profissional do Curso Técnico Multimédia, no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus em Vila Real. Hoje em dia, as pessoas confiam cada vez mais nos seus dispositivos móveis para os ajudar a gerir todos os aspetos da sua vida. À medida que a internet sem fios e as redes 4G, 5G, estão mais acessíveis, os smartphones tornaram-se uma verdadeira companhia de viagem ao mudarem a forma de ver o mundo. Ensinar os alunos, no ensino profissional, os princípios da programação usando os dispositivos móveis, é bastante motivador e desafiante, porque para além de ser um objeto que todos usam diariamente, é também uma ferramenta com várias funcionalidades/potencialidades. O processo de ensino-aprendizagem desenvolveu-se utilizando a plataforma MIT APP inventor, que permite a criação do código fazendo programação por blocos. Permite que iniciantes em programação de computadores criem aplicativos móveis para o sistema operacional Android. Usa uma interface gráfica, que consiste em arrastar e soltar objetos visuais, facilitando assim a construção do código. Neste sentido, a intervenção descrita no relatório demarcou os seguintes objetivos gerais: promover a responsabilidade e autonomia dos alunos; despertar a criatividade; incutir o pensamento critico e a pesquisa autónoma; aumentar os níveis motivacionais dos alunos. Nos Relatos de Prática de ensino supervisionada procurou-se fazer uma narração e reflexão crítica sobre a prática docente em contexto de estágio, evidenciando a integração de metodologias e de estratégias diversificadas que levaram os alunos a envolverem-se de facto no processo de ensino/aprendizagem.
This internship report aims to present the description of the supervised teaching practice in the professional teaching of the Multimedia Technical Course, at the Morgado Mateus School Group in Vila Real. Today, people are increasingly relying on their mobile devices to help them manage all aspects of their lives. As wireless internet and 4G, 5G networks are more accessible, smartphones have become a real travel company by changing the way they see the world. Teaching students, the principles of programming using mobile devices, is very motivating and challenging, because in addition to being an object that everyone uses daily, it is also a tool with several features / potential. The teaching-learning process in vocational education was developed using the MIT APP inventor platform, which allows the creation of code by programming in blocks. It allows computer programming beginners to create mobile applications for the Android operating system. It uses a graphical interface, which consists of dragging and dropping visual objects, thus facilitating the construction of the code. In this sense, the intervention described in the report outlined the following general objectives: to promote students' responsibility and autonomy; awaken creativity; instill critical thinking and autonomous research; increase students' motivational levels. In the Supervised Teaching Practice Reports, an attempt was made to narrate and critically reflect on the teaching practice in the context of an internship, showing the integration of methodologies and diversified strategies that led students to become involved in the teaching / learning process.
Descrição
Relatório Dissertativo de Mestrado elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre do 2ºCiclo em Ensino de Informática
Palavras-chave
Prática de Ensino Supervisionada , Multimédia
Citação