A Utilização da Internet nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no Concelho de Penafiel

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A presente dissertação teve como finalidade compreender que tipo de utilização os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico fazem da Internet, no concelho de Penafiel. A utilização de computadores constitui já parte integrante da vida da maioria das pessoas e é difícil encontrarmos uma criança que não fique hipnotizada por o que esta poderosa tecnologia pode oferecer. Mas que tipo de actividades gostarão as crianças de realizar no computador? Quais as suas preferidas? Com que finalidades as crianças utilizam a Internet? Para analisar esta temática, realizámos um estudo descritivo, que tem por objectivo principal identificar que tipo de utilização as crianças fazem da Internet e quais são os instrumentos/recursos tecnológicos mais usados por elas. Hoje em dia é muito comum ouvirmos falar do uso da Internet e do impacto que ela causa na vida social da maioria das crianças, dos jovens e da população. Nas mais diversas situações do nosso quotidiano, o ambiente sócio - cultural no qual o indivíduo se insere está cada vez mais rodeado pelas Novas Tecnologias. Cabe, portanto, à escola o papel de preparar as crianças para a convivência cada vez mais próxima e usual com o computador e os demais equipamentos tecnológicos. A amostra integrou 108 sujeitos, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, de cinco escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, pertencentes ao concelho de Penafiel, distrito do Porto. Para a realização da presente dissertação foram adoptadas pesquisas bibliográficas e pesquisas documentais com vista ao aprofundamento do tema em questão, incluindo também, o recurso à observação directa de atitudes e comportamentos, na qual se procedeu à recolha de dados através de um questionário. A elaboração do questionário teve como objectivo conhecer a literacia informática dos sujeitos, servindo para caracterizar a amostra quanto à utilização das TIC e ao acesso e utilização da Internet. Deste estudo, podemos salientar que os equipamentos com tendência a serem mais frequentemente utilizados em casa são: a televisão; o computador e o telemóvel e, em menor escala, a consola de jogos. Constatou-se, ainda, que o computador é utilizado “muitas vezes” por 35,2% do total da população estudada, verificando-se a tendência para a utilização recorrente do computador em casa. No entanto, a televisão é o aparelho mais frequentemente utilizado. No que respeita aos equipamentos/recursos tecnológicos que os participantes utilizam na escola, verificou-se que a totalidade referiu ter acesso ao computador, bem como ao sistema áudio. A televisão foi assinalada por 92,6% da população. Em relação à frequência com que os participantes utilizam os equipamentos na escola, verificou-se que, no geral, todos os equipamentos são utilizados com pouca regularidade pelos alunos. Destes, um dos mais utilizados é o computador. Neste sentido, o computador parece-nos, de facto, um dos muitos instrumentos que proporciona experiências valiosas ao desenvolvimento cognitivo das crianças, criando também, oportunidades para o desenvolvimento de competências sociais catalisadoras da interacção e do trabalho colaborativo entre elas.
The main goal of this work is to understand what kind of use the students at Primary School make of computers in Penafiel (Oporto). The use of computers is already part of everyday life for most people and it is difficult to find a child who does not get fascinated by what this powerful technology can offer. But what kind of activities would children like to do on the computer? What are their favourite ones? How often do they use internet? To analyze this issue, we have made a descriptive study in order to identify what kind of use children do of the Internet and what tools/technological resources are most used by them. Nowadays the Internet is widespread as well as its impact in the social life of most children, young people and population in general terms. In different situations of our daily lives, the social and cultural context in which the individual is included is deeply connected to new technologies. It is therefore the role of the school to prepare students for a closer contact with computers and other technological equipments. The sample integrated 108 students, from 8 to 10 years old, of five Primary Schools from Penafiel, (Oporto). To accomplish this study we carried out some bibliographic and documentary research in order to sustain and underline the theme, as well as direct observation of behaviour and attitudes, through the fulfilment of a questionnaire, in order to collect data. The main purpose of this questionnaire was to characterize students’ knowledge towards computers issues, which allowed us to characterize the sample concerning, on one hand, to the use of Information and Communication Technology and, on the other, to the accessibility and use of the Internet. In this study, was noted that the equipments which tended to be more frequently used at home are: television, computer and phone and, less used, the game console. It was also clear that the computer is used "often" by 35.2% of the enquired students and there was a clear tendency for the regular use of home computers. However, television is the most often used equipment. Concerning to equipments/technology resources that students use at school, all students reported computer access, as well as audio system. Television was mentioned by 92.6% of them. Regarding to the frequency that students use these equipments at school, it was found that, in general, all equipment is used rarely by them. Among these equipments, the most used is the computer. In this point of view, the computer seems to us, in fact, one of many tools that provide valuable experiences to children's cognitive development, creating many opportunities for the development of social interaction and collaborative work between them.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Citação